Diretor do COI pede definição sobre Parque de Deodoro para a Olimpíada de 2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Comitê Olímpico Brasileiro

    Obra do Parque Olímpico de Deodoro ainda nem foi licitada pelo governo do Rio de Janeiro

    Obra do Parque Olímpico de Deodoro ainda nem foi licitada pelo governo do Rio de Janeiro

O Parque Olímpico de Deodoro voltou a ser tema de cobranças do COI (Comitê Olímpico Internacional) quanto à organização da Olimpíada de 2016. Assim como havia ocorrido em junho, diretores do comitê pediram uma definição a respeito da construção de uma das principais estruturas dos Jogos Olímpicos de 2016, cuja obra ainda não foi licitada.

"Sobre Deodoro, ainda estamos tentando entender os prazos e esperamos que a licitação saia nos próximos dias", afirmou o diretor do COI para Jogos Olímpicos, Gilbert Felli, em entrevista coletiva nesta terça-feira. "Gostaríamos de já ter uma resposta."

A entrevista coletiva marcou o encerramento do chamado Defriefing do COI realizado no Rio de Janeiro. O evento serviu para troca de informações entre última sede dos Jogos Olímpicos com as próximas cidades que receberão uma Olimpíada.

Desde sábado, representantes do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres passaram sua experiência aos organizadores de Sochi 2014 (Rússia), Rio 2016 e PyeongChang 2018 (Coreia do Sul). A última reunião aconteceu nesta quarta-feira.

ÁREA TAMBÉM TERÁ AUTÓDROMO

  • Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, também abrigará o novo autódromo da cidade. O Autódromo de Jacarepaguá (foto) foi desativado para dar lugar ao Parque Olímpico da Rio 2016

Antes do Defriefing, porém, representantes do COI fizeram uma revisão do projeto do Rio de Janeiro para a Olimpíada de 2016. Essa revisão faz parte da rotina da preparação para os Jogos Olímpicos na cidade e trouxe à tona a necessidade de definições sobre algumas estruturas.

O Parque de Deodoro é a maior delas. O local vai receber as provas de hipismo, tiro, esgrima, pentátolo moderno, mountain bike, canoagem slalom e BMX.

Sua construção é de responsabilidade do governo do Estado do Rio de Janeiro. O processo de contratação da obra, no entanto, ainda nem começou.

De acordo com o diretor-geral do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Leonardo Gryner, nas próximas semanas o edital de licitação deve ser divulgado. Segundo ele, está mesmo na hora do processo de contratação da obra ser iniciado. Ele, porém, afirmou que ainda não há atrasos e, por isso, não há motivos para preocupação quanto aos prazos para a construção.

Além de uma definição do Parque Olímpico, organizadores da Rio 2016 também têm de definir os locais em que serão realizados os jogos de rúgbi e hóquei na Olimpíada. Até agora, ainda não se sabe exatamente onde serão levantados os estádios para os dois esportes.

Gryner, da Rio 2016, disse que o comitê organizador estuda algumas alternativas para ambos os esportes. Até março do ano que vem, os locais para as duas modalidades já estarão definidos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos