Presidente do COB diz que locais de competição da Rio-2016 serão definidos até fevereiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Maia/UOL

    Carlos Arthur Nuzman discursa durante o Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro

    Carlos Arthur Nuzman discursa durante o Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou nesta terça-feira que a lista final dos locais de competição da Olimpíada do Rio será divulgada até fevereiro. Atualmente, o comitê ainda discute com confederações onde serão realizadas as partidas olímpicas de rúgbi e de hóquei sobre a grama.

"Até fevereiro, isso estará definido", afirmou Nuzman, em entrevista coletiva concedido após a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico. "Essa lista será definitiva", assegurou.

Sobre os locais de competição, Nuzman ainda descartou qualquer possibilidade das provas de vela serem realizadas fora do Rio de Janeiro. Há alguns dias, velejador Ricardo Winicki, o Bimba, chamou a Baia de Guanabara de "esgoto" e sugeriu a transferência de modalidade para Búzios.

"A Baía de Guanabara é uma central de tratamento de esgoto desativada. Vai ser uma pena ver atletas do mundo todo desviando de sofás, portas de geladeira, TVs, animais e seres humanos boiando, como se vê com frequência", detonou Bimba.

Nuzman disse que um programa de despoluição da baia está em curso. Segundo ele, até 2016, a situação da qualidade da água do local será diferente: "Leva tempo, mas estamos trabalhando."

O presidente do Rio-2016 ainda falou sobre o orçamento dos Jogos Olímpicos do Rio. Disse que, apesar da lista dos locais de competição sair em fevereiro, a divulgação de quanto vai custar a Olimpíada de 2016 só sairá meses depois, em meados de 2013.

UOL Cursos Online

Todos os cursos