Prefeito sanciona lei e permite obra da Rio-16 em área de preservação

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Roberto Ferrari/Divulgação

    O campo de golfe dos Jogos de 2016 será construído em Marapendi, na Barra da Tijuca

    O campo de golfe dos Jogos de 2016 será construído em Marapendi, na Barra da Tijuca

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que permite a construção do campo de golfe da Olimpíada de 2016 em uma área de preservação ambiental da cidade. A lei foi uma iniciativa do próprio prefeito e foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Município.

Ela faz parte do pacote de incentivo a obras olímpicas apresentado por Paes à Câmara Municipal em novembro. Sancionado, o pacote altera limites de Parque Natural do Marapendi, na Zona Oeste do Rio. Com isso, fica liberada a construção do campo de golfe em 58 mil m² do que era o parque.

A prefeitura prometeu transformar em parque público quase 1 milhão m² da APA de Marapendi, no trecho da Praia da Reserva, para compensar a perda do Parque. No entanto, ao contrário do que ocorreu com a proposta sobre o campo de golfe, o prefeito Eduardo Paes não pediu à Câmara dos Vereadores para analisar o projeto em regime de urgência, e ele ainda não tem data para se concretizar.

A lei sancionada na terça também altera limites de altura dos prédios que serão construídos no Parque Olímpico. Isso faz parte de um acordo da prefeitura para que o IBC (Centro Internacional de Transmissão, na sigla em inglês) seja construído pelo consórcio responsável pela obra.

O limite de altura, que era de 12 andares, passou para 18 andares.

UOL Cursos Online

Todos os cursos