Prefeito enfrenta protesto em apresentação de projeto para remoção de bairro para Rio-2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Rudy Trindade/Frame/Estadão Conteúdo

    "Temos que discutir para que não haja nenhuma violência", disse Eduardo Paes

    "Temos que discutir para que não haja nenhuma violência", disse Eduardo Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi recebido com um protesto no evento de apresentação do projeto de construção de bairro para abrigar moradores da Vila Autódromo, que será extinta para dar lugar a obras do Parque Olímpico dos Jogos de 2016. O protesto reuniu alguns representantes da Associação de Moradores da Vila Autódromo, a qual é contra da remoção das cerca 500 famílias que habitam o local.

Nesta quinta-feira, o presidente da associação, Altair Antunes Guimarães, e outros dois membros da entidade esperavam por Paes em frente ao terreno do novo bairro quando ele chegou para conhecer o local. Logo em sua chegada ao local, o prefeito ouviu queixas de Altair e recebeu dele um projeto feito pelos próprios moradores para manutenção da Vila Autódromo mesmo com a Olimpíada de 2016.

"Não queremos sair de lá", afirmou o presidente da associação. "Temos uma história no local e toda a documentação de nossas casas. O prefeito quer fazer uma limpeza social na área do Parque Olímpico para entregar tudo aquilo para as empreiteiras."

Após ouvir os protestos, Paes disse que a remoção da Vila Autódromo é necessária para a execução das obras do Parque Olímpico. Afirmou que a prefeitura vai trabalhar para realocar todos os moradores carentes que vivem no local em uma casa digna e ressaltou que a administração municipal está disposta a negociar com todos.

"O projeto olímpico já previa esse reassentamento [da Vila Autódromo]", respondeu Paes. "O que temos que fazer é negociar e discutir para que não haja nenhuma violência ou arbitrariedade."

A Vila Autódromo fica exatamente ao lado do terreno do antigo Autódromo de Jacarepaguá, que foi desativado para dar lugar ao Parque Olímpico. O bairro também fica à beira da Lagoa de Jacarepaguá, uma área que precisa ser ambientalmente preservada, segundo a prefeitura.

A ideia do prefeito é levar as cerca de 500 famílias carentes da Vila Autódromo para o Parque Carioca. Esse é um nome de um conjunto habitacional nas imediações da Vila Autódromo, cujas obras já foram iniciadas.

O Parque Carioca custará R$ 105 milhões e deve estar pronto em fevereiro de 2014. Todo o investimento é bancado pela prefeitura e governo federal. Cada família removida da Vila Autódromo terá direito a um apartamento no conjunto, sem ter que pagar nada por ele.

"Essa é a alternativa dada pela prefeitura", explicou Paes. "Vamos trazer os moradores para conhecer o local e eles mesmo tomarão sua decisão."

UOL Cursos Online

Todos os cursos