COI elogia Rio-2016 e diz que Copa das Confederações trouxe lição
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
-
Felipe Dana/AP
Presidente de Comissão do COI, Nawal El Moutawakel, visita obras no Rio de Janeiro (05/06/2012)
A presidente da Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Rio-2016, Nawal El Moutawakel, elogiou nesta segunda-feira a preparação da capital fluminense para a próxima Olimpíada. Em discurso na abertura da plenária que abriu oficialmente mais uma visita do comitê ao Rio, ela afirmou que a cidade avançou nos últimos meses e ainda passou por testes importantes rumo os Jogos Olímpicos, como a Copa das Confederações.
"É claro que muito foi conquistado em várias áreas diferentes", disse Nawal, citando progressos em discussões sobre a transmissão pela TV da Olimpíada do Rio, segurança e tecnologia. "São todas conquistas e passos importantes na direção da organização e entrega dos Jogos em 2016."
Segundo Nawal, o ambiente político da organização da Rio-2016 também avançou. O comitê organizador dos Jogos e o COI focaram-se no legado. Isso causou algumas mudanças na preparação para a Olimpíada fossem implementadas. "O fato de o COI e o Comitê Rio-2016 terem concentrado no legado dos Jogos levou a várias decisões e modificou algumas decisões que foram feitas nos últimos anos."
Por fim, Nawal citou a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. Os dois eventos, segundo ela, trouxeram lições que vão ajudar no planejamento da Rio-2016.
O discurso da presidente da comissão do COI foi acompanhado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016, Carlos Nuzman, também esteve na plenária.
No domingo, Nuzman e o prefeito Paes já haviam se reunido com membros do COI. Apesar de relatórios do comitê apontarem pontos de preocupação com aspectos da preparação para os Jogos, tanto Nuzman quanto Paes afirmaram que tudo está andando dentro do esperado.
Veja também
comentários 0
Sair
Leia os termos de uso