Rio-2016 lança pictogramas da Olimpíada com ícones para paraolímpicos

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador da Rio-2016 divulgou nesta quinta-feira os pictogramas, imagens representativas das modalidades dos Jogos Olímpicos, em evento na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ao todo, são 64 desenhos, sendo 41 de esportes olímpicos e outros 23 de paraolímpicos. O lançamento também marca a contagem regressiva de mil dias para o evento, que será comemorada no sábado.

O processo de criação durou 16 meses e contou com a participação das federações internacionais, que foram consultadas para aprovação do projeto. Cinco esportes tiveram pictogramas pela primeira vez: golfe, maratona aquática e rúgbi, além de triátlon e canoagem paralímpico. Os primeiros traços foram feitos à mão após pesquisa de fotografias de cada esporte. Além disso, paisagens do Rio de Janeiro também serviram de inspiração para a equipe de criação. 

"Nos baseamos nas formas do Rio de Janeiro, o mar, as montanhas. O movimento do atleta também foi inspiração muito marcante, buscar um traço para que o público criasse uma ligação imediata. Traço muito leve, solto, cheio de ginga. Como é o brasileiro e como são os cariocas", disse Beth Lula, diretora de marca da Rio-2016.

Esta foi a primeira vez na história dos Jogos que todos os esportes olímpicos e paraolímpicos tiveram ícones próprios. Os níveis diferentes de deficiência dos atletas foram retratados por meio de próteses, vendas nos olhos e outras indicações.

"Pela primeira vez todos os esportes olímpicos e paraolímpicos estão representados. Esse é um dos nossos diferenciais na história dos Jogos", disse o presidente do Rio-2016 e do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman.

As letras que indicam cada esporte, posicionadas na parte de baixo dos desenhos, foram inspiradas nas letras e números do logotipo da Rio-2016. Elas são feitas em um único traço contínuo que sugere o movimento dos atletas. Os ícones passarão a ser utilizados em propagandas e produtos oficiais da competição.

TOCHA DOS JOGOS DE INVERNO É LANÇADA AO ESPAÇO

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos