Chefona da Olimpíada no Rio pede demissão em meio à crise com COI

Do UOL, no Rio de Janeiro*

  • Paula Giolito/Folhapress

    Maria Silvia Bastos é presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal) do Rio

    Maria Silvia Bastos é presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal) do Rio

A presidente da EOM (Empresa Olímpica Municipal) do Rio de Janeiro, Maria Silvia Bastos, pediu demissão. Ela, que é a atual responsável pela execução de todas as obras municipais para os Jogos Olímpicos de 2016, vai deixar seu cargo na prefeitura justamente durante uma crise entre governos e o COI (Comitê Olímpico Internacional).

Maria Silvia é a segunda peça-chave da organização da Rio-2016 que pede demissão durante a preparação da cidade para o evento. Em agosto do ano passado, o então presidente da APO (Autoridade Pública Olímpica), ex-ministro Marcio Fortes, também renunciou ao cargo. A APO coordena os esforços dos governos federal, estadual e municipal para a realização da Olimpíada do Rio.

Maria Silvia responde aos compromissos municipais da Rio-2016. Seu desligamento foi anunciado pela prefeitura em nota oficial (leia abaixo). O administrador Joaquim Monteiro de Carvalho, criador do movimento "Rio Eu Amo Eu Cuido", vai assumir a presidência da Empresa Olímpica. A ex-presidente vai continuar colaborando com o órgão como conselheira.

O anúncio da saída de Maria Silvia da EOM ocorre dias após membros da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de 2016 visitarem o Rio. De 19 a 21 do mês passado, os representantes do comitê estiveram na cidade, inspecionaram obras e participaram de reuniões sobre a preparação da capital fluminense para a Olimpíada.

O fim da visita foi marcado por cobranças. Em entrevista coletiva, o diretor executivo do COI, Gilbert Felli, afirmou que Prefeitura, Estado e Governo Federal precisavam definir quem paga o quê na Rio-2016. Felli disse que, a pouco mais de dois anos dos Jogos, isso ainda não estava completamente decidido. A indefinição poderia causar atrasos na preparação.

Na mesma entrevista, membros do COI anunciaram que uma "reunião crucial" sobre a Olimpíada ocorreria no dia 27 de março justamente para solucionar as questões postas pelo comitê. Essa reunião, porém, foi adiada para esta terça-feira. Depois, foi adiada de novo e ainda não tem nova data.

Também foi adiado o lançamento do Plano de Antecipação e Ampliação dos Investimentos Federais, Estaduais e Municipais para a Olimpíada de 2016. Esse plano deve conter todas as obras do chamado legado olímpico (construção de linha de metrô, BRT, reforma em aeroportos, etc). Seu lançamento deveria ter ocorrido na segunda quinzena de março. A previsão é que isso ocorra só na semana que vem.

Leia abaixo a íntegra do comunicado da prefeitura sobre a demissão de Maria Silva:

A Prefeitura do Rio informa que a executiva Maria Sílvia Bastos Marques vai deixar a presidência da Empresa Olímpica Municipal para retornar ao setor privado. Maria Sílvia continuará participando do projeto olímpico da cidade ao lado do prefeito Eduardo Paes, como conselheira especial, colaborando com o conhecimento adquirido em quase três anos no cargo.

A presidência da Empresa Olímpica Municipal será ocupada por Joaquim Monteiro, que desde 2010 integra o corpo da Prefeitura do Rio e atualmente ocupa o cargo de Chefe-Executivo do Imagem Rio, atuando diretamente na preparação da cidade para sediar os maiores eventos esportivos do mundo.

Joaquim Monteiro é formado em Administração de Empresas pela PUC-RIO, com especialização em Marketing Esportivo e Broadcasting pela Universidade de Nova York. Trabalhou nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na área de Logística & Operações da cidade. Atuou no grupo ABC de comunicação por três anos, foi sócio fundador da EMO4 (Entretenimento, Marketing e Operações) e é um dos fundadores do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, do qual faz parte do conselho consultivo como voluntário.)

*Atualizada às 16h45

COMITÊ RIO-2016 VAI GASTAR R$ 7 BILHÕES

  • Quatro anos após o Rio de Janeiro ser eleito sede da Olimpíada de 2016, o comitê organizador do evento finalmente divulgou seu primeiro orçamento dos Jogos. O órgão, que será o responsável pela operação do evento (alimentação de atletas, equipamentos esportivos, etc), informou que pretende gastar R$ 7 bilhões para cumprir com suas obrigações olímpicas. E mais: não usará nenhum recurso público para isso.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos