Inacabado na Copa, Aeroporto do Galeão fica pronto apenas para Rio-2016

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Divulgação/Portal da Copa

    Uma nova etapa de obras será iniciada em agosto no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro

    Uma nova etapa de obras será iniciada em agosto no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro

Inacabado para a Copa do Mundo, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) tem nova previsão de conclusão das obras. Nesta segunda-feira, o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, estimou para abril de 2016 o final das reformas no local para utilização nos Jogos Olímpicos.

A partir de agosto será iniciado o projeto do novo Galeão. Segundo edital da reforma, a obra tem prazo de 20 meses para ser concluída. O aumento no número de balcões para check-in e 26 novas pontes de embarque são alguns itens na lista das prioridades.

O próprio Ministro tratou com cautela a reforma que será iniciada, mas não deixou de manifestar tranquilidade em relação ao procedimento.

"Precisamos tratar com cuidado esse conceito de aeroporto pronto. O objetivo é ter o Galeão funcional e da melhor maneira possível nas Olimpíadas de 2016. Mas a situação atual não nos impede de oferecer um atendimento padrão, além de conforto e segurança aos passageiros", afirmou Moreira Franco.

Entre 2011 e 2014, o Governo Federal investiu R$ 11,3 bilhões nos aeroportos. Pontes de embarque, pátios, terminais de passageiros e vagas para estacionamento sofreram aumento considerável em avaliação divulgada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Entretanto, o principal número ressaltado por Moreira Franco foi o salto de 70 milhões de passageiros em três anos e meio (de 215 milhões para 285 milhões). O dado equivale a seis vezes o número de habitantes da cidade de São Paulo passando pelos principais aeroportos do país todos os anos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos