Rio vai subsidiar em 1,2 milhão de ingressos da Rio-2016 para estudantes

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

    A Marina da Glória já passou por testes para os Jogos

    A Marina da Glória já passou por testes para os Jogos

Os cerca de 600 mil alunos de escolas municipais do Rio de Janeiro poderão comprar ingressos com descontos para assistir a provas da Olimpíada de 2016, que começa daqui a dois anos. O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira (4) que pretende subsidiar a compra dos bilhetes para esses estudantes na tentativa de garantir que todos vejam ao vivo pelo menos um evento olímpico. Ao todo, serão postos à venda nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 cerca de 8 milhões de ingressos.

Paes falou pela primeira vez sobre o subsídio em entrevista coletiva concedida nesta tarde, na sede do Comitê Organizador da Rio-2016. Segundo ele, ainda não está completamente definido como a Prefeitura do Rio de Janeiro vai agir para oferecer descontos nos ingressos aos estudantes da rede municipal. Ele, entretanto, disse que dará condições para que todo aluno assista a um evento olímpico in loco.

"É na rede municipal de ensino que está a população que mais precisa do governo. É uma boa base de dados para a gente trabalhar. Temos 600 mil alunos. A prefeitura vai subsidiar 1,2 milhão de ingressos", afirmou Paes a jornalistas. "Estamos definindo os detalhes disso, mas a ideia é que toda criança possa ir a pelo menos um evento."

O prefeito afirmou que o programa de desconto de ingresso já tem até nome: Cariocas Olímpicos. Ele não disse quando os detalhes da iniciativa serão anunciados. Já se sabe, porém, que regras gerais para a venda de ingressos da Olimpíada de 2016 serão divulgadas no primeiro semestre do ano que vem.

O presidente do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que as regras da venda dos bilhetes estão sendo avaliadas pelo Ministério Público Federal antes de serem apresentadas ao público. Segundo ele, isso está sendo feito para garantir que tudo esteja dentro da legalidade e fraudes sejam minimizadas.

Vale lembrar que, na Copa do Mundo de 2014, a Polícia Civil do Rio de Janeiro desbaratou um esquema internacional de venda ilegal de entradas do evento. De acordo com investigações, um executivo da Match Services, parceira da Fifa na organização do Mundial, comandava uma máfia de cambistas que comercializou entradas da Copa ilegalmente, a preços muito acima do mercado.

Pan -2007 levou alunos

Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, também realizados no Rio de Janeiro, um programa já levou alunos de escolas públicas a competições. Naquele evento, a ação esteve focada no Parapan (modalidades paraolímpicas).

Antes do início dos Jogos,  Prefeitura do Rio e governo federal fizeram palestras em escolas e levaram atletas até as instituições. Depois, deram ingressos a estudantes.

Os ginásios ficaram lotados e o programa foi considerado bem sucedido.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos