Rio 2016 terá 13 finais do atletismo no período da manhã

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter/@TheSchmenk

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) anunciou, nesta quarta-feira, que a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, terá finais do atletismo no período da manhã, algo que não acontece desde os Jogos de Seul (CDS), em 1988. Ao todo, 13 provas decidirão seus medalhistas antes do almoço na capital fluminense.

"Fazer essas finais de manhã vai garantir que nós tenhamos máxima visibilidade para o atletismo na Olimpíada em todos os fuso-horários", afirmou Paul Hardy, diretor de competições da IAAF. Ele confirmou que cinco provas de rua (maratona e marcha atlética) e oito eventos de estádio, ainda não definidos, serão definidos matutinamente.

"Na nossa visão é que os fundistas e maratonistas vão aprovar essa mudança no programa do atletismo nas Olimpíadas porque eles vão fazer provas de manhã com frequência durante o ano, então vão estar acostumado com esse horário", afirmou Hardy. A única prova de estádio já confirmada para terminar de manhã é a dos 10.000 m feminino.

Assim, haverá pelo menos uma final no período da manhã em cada um dos seis dias de competição no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, bem como uma final matutina em 9 dos dez dias de competição do atletismo nos Jogos de 2016.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos