Temendo "agitações sociais", governo compra 9.000 bombas para as Olimpíadas

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Marlene Bergamo/Folhapress

    Polícia do RJ receberá também 1.350 sprays de pimenta comprados pelo governo federal

    Polícia do RJ receberá também 1.350 sprays de pimenta comprados pelo governo federal

O governo federal está adquirindo 9.000 bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de 1.350 sprays de pimenta, para serem utilizados no treinamento das tropas da Polícia Militar do Rio de Janeiro que irão atuar na capital fluminense durante os Jogos Olímpicos de 2016.

Uma concorrência pública está aberta para que seja feita a aquisição do material. A estimativa da Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça)  é a de que as bombas e os sprays alcancem um custo total máximo de R$ 2.256.313,50. 

A justificativa do governo federal para a compra é a de preparar os policiais para a tarefa de dispersão de manifestações populares de rua que eventualmente venham a ocorrer, como os protestos que varreram as principais cidades do país em junho de 2013, durante a realização da Copa das Confederações.

De acordo com a Sesge, "a realização de grandes eventos no Brasil, em especial as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, aumenta consideravelmente a necessidade de ações efetivas de segurança pública no Estado sede desse evento".

Em texto que acompanha o edital de compra das armas não-letais, a secretaria continua: "No ano de 2013, o Brasil foi cenário de grandes manifestações populares, tendo sido o Estado do Rio de Janeiro foco e grande palco dos embates ocorridos. As manifestações populares se constituem em agitações sociais que geram preocupação constante das autoridades de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro."

Assim, no planejamento do governo federal, caso manifestações de rua venham a se repetir em 2016, a polícia já saberá como enfrentá-las, porque terá treinado policiais para compor as chamadas Unidades Operacionais e um Batalhão de Grandes Eventos, conforme afirma a Sesge: 

"Considerando que os grandes eventos aumentarão a demanda das unidades especializadas, torna-se indispensável o treinamento de tropas ordinárias para auxiliar a esta demanda, pois na eminência de um eventual emprego, são os primeiros a estar na linha de frente do acontecimento, em face do enfrentamento das manifestações violentas, agressivas e delitivas, que podem ocorrer nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos."  

Veja, abaixo, quais são os materiais que estão sendo adquiridos pelo governo federal para serem utilizados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro:


1 - ESPARGIDOR DEFENSIVO (spray de pimenta grande)

Corpo em alumínio de formato cilíndrico, com comprimento máximo de 300 mm, diâmetro máximo de 70 mm e peso líquido mínimo de 300 g. Acionamento manual, por pressão do atuador, produzindo jato de spray com alcance entre 4,5 a 5,0 metros, contendo agente ativo da Capsaicina natural, Oleoresin Capsicum, OC. O mesmo não deve ser inflamável e permitir acionamento manual após liberação de trava de segurança, que deve funcionar enquanto houver carga útil. O produto deve se conservar ao longo de sua vida útil, ausente de qualquer tipo de vazamento e possuir, pelo menos, três anos de garantia contra defeitos de fabricação.
Quantidade total: 450

2 - ESPARGIDOR DEFENSIVO (spray de pimenta pequeno)

Corpo em alumínio de formato cilíndrico, com comprimento máximo de 150 mm, diâmetro máximo de 50 mm e com peso líquido mínimo de 50 g. Acionamento manual, por pressão do atuador, produzindo jato de spray com alcance entre 1,5 a 2,0 metros, contendo agente ativo da Capsaicina natural, Oleoresin Capsicum, OC. O mesmo não deve ser inflamável e permitir acionamento manual após liberação de trava de segurança, que deve funcionar enquanto houver carga útil. O produto deve se conservar ao longo de sua vida útil, ausente de qualquer tipo de vazamento e possuir, pelo menos, três anos de garantia contra defeitos de fabricação.
Quantidade total: 900

3 - GRANADA (bomba de efeito moral)

Formato cilíndrico, corpo de borracha, comprimento de até 150mm, diâmetro de até 70mm, peso de até 300g, tempo de retardo 2,0 s e máximo de 5,0 s, com acionamento manual através de acionador tipo EOT com argola, dotada de grampo de segurança e alça. Sistema de retardo em duplo estágio, com grande efeito atordoante e disparativo provocado pela detonação de carga explosiva associada a uma nuvem de pó branco de efeito moral, sem agressividade química, contendo um misto explosivo de baixa velocidade e uma e uma carga de pó inócuo, conforme código do fabricante.
Quantidade total: 4.500
 
4 - GRANADA (bomba de gás lacrimogêneo)
 
Formato cilíndrico, corpo em borracha, comprimento: de até 170mm, diâmetro: de até 70mm, peso: de até 300g, tempo de retardo: 2,0 s e máximo de 5,0 s, com acionamento manual através de acionador tipo EOT com argola, dotada de grampo de segurança e alça, produz explosão com nuvem de fumaça lacrimogênea, contendo agente lacrimogêneo (CSORTOCLOROBENZALMALONONITRILO),
conforme código do fabricante.
Quantidade total: 4.500
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos