Atletas fardados, Jade decotada... veja 8 curiosidades do Prêmio Olímpico

Fábio Aleixo e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Tradicional festa do esporte nacional, o Prêmio Brasil Olímpico teve sua noite de gala na última terça-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre os mais de 40 atletas premiados, destacaram-se Martine Grael e Kahena Kunze, do Iatismo, Arthur Zanetti e Flávia Saraiva, da Ginástica Artística, que ficaram com as premiações principais do evento.

Além dos esportistas, a sempre badalada Fernanda Gentil se destacou na apresentação da festa com muita simpatia e um generoso decote em seu vestido. Mas não foi só isso. A equipe do UOL Esporte separou oito curiosidades dos bastidores que chamaram a atenção dos presentes à versão 2014 do Prêmio.

1. Festa militar. Atletas fardados se destacam

Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB

Na festa do esporte, foram os militares que roubaram a cena. Fardados com roupas das forças armadas, os atletas que defendem Exército e Marinha se destacaram. Os premiados Bruno Mendonça, Yane Medeiros, Pâmela Oliveira, Martine Grael, Kahena Kunze, Renzo Aresta e Aline Ferreira subiram ao palco com os trajes de gala e representaram um grupo enorme que circulava pelos corredores do Teatro. "Foi uma ordem que recebemos", explicou Yane. "É algo recomendável que se use. Ajuda na publicidade, esperamos que outros atletas nos procurem. Estamos juntos com o COB rumo a 2016", explicou o General do Exército Décio dos Santos Brasil.

2. Jade também se destaca

Pedro Ivo Almeida/UOL

A apresentadora global Fernanda Gentil não foi a única a atrair olhares por conta de seu decote. Mesmo sem subir no palco ou aparecer nas câmeras de TV, a ginasta Jade Barbosa ganhou atenção especial dos marmanjos presentes. Com uma saia curta e um uma blusa justa, com enorme decote, ela se destacou ao passar pelo saguão do Teatro Municipal.

3.  Boca livre e muito calor

Fábio Aleixo/UOL

Antes do prêmio, atletas e convidados se esbaldaram em um coquetel servido em uma das salas do enorme teatro. Champagne, cerveja, canapés e mini-porções de massas estavam liberados para todos. A única coisa que não agradou foi a temperatura do local. Boa parte dos presentes reclamou do calor no espaço – e também em outras dependências do lugar. Somente no salão principal, onde ocorreu a premiação, o ar condicionado funcionava.

4.  Esquema de guerra para Laís

Bruno Miani/Inovafoto/COB

Mesmo sem receber nenhuma premiação, Laís Souza foi uma das grandes estrelas da noite. A ex-ginasta que se recupera de uma grave lesão na coluna sofrida durante treinamento em uma estação de esqui nos Estados Unidos foi homenageada e entregou o troféu a Flávia Saraiva – vencedora na categoria "atleta da torcida". Laís foi aplaudida de pé durante quase um minuto. A rápida aparição no palco, no entanto, foi o único contato com o público em geral. Com um verdadeiro esquema de guerra armado pelo COB, ela entrou pelos fundos do teatro e não circulou pelo saguão, onde estavam outros convidados.

5. Protestos do lado de fora. E governador confuso

Pedro Ivo Almeida/UOL

O clima cordial que tomou conta da premiação no teatro não se fez presente do lado de fora. Nos arredores do local, cerca de 50 manifestantes protestavam contra o legado olímpico, que, segundo o grupo, não beneficia os esportistas cariocas. Eles reclamavam da perda de praças esportivas como o Parque Aquático Júlio De Lamare e o Estádio de Atlétismo Célio de Barros. O grupo chegou a confundir o governador do Rio, Luis Fernando Pezão. "Assina esse pedido por uma comissão popular para avaliar esses aparelhos olímpicos", solicitou um manifestante, sendo prontamente atendido pelo político. Pezão assinou o papel sem olhar e depois retrucou. "Você me falou que era outra coisa. Não é uma Comissão Popular de Inquérito", concluiu, riscando o que havia assinado e saindo rapidamente do local, visivelmente inconformado.

6. Ana Marcela de visual novo. E por uma boa causa

Satiro Sodré/SS Press

Premiada como atleta do ano na Maratona Aquática, Ana Marcela Cunha apareceu de visual novo, com um cabelo mais curto. E a opção não era apenas estética, mas sim social. A nadadora cortou as madeixas para poder doar a parte retirada a crianças com câncer. Os cabelos cortados servirão para a confecção de perucas para os jovens que lutam contra a doença e perdem seus fios nos processos de quimioterapia.

7. Marcus Vinícius em alta

Raquel Cunha/Folhapress

Vencedor na categoria Tiro com Arco, Marcus Vinicius D'Almeida não brilhou apenas no palco, quando foi pegar seu troféu. Antes da premiação, o jovem que também concorria como "Atleta do Ano", era elogiado pelo público feminino que participava do coquetel no Teatro Municipal, mostrando que Fernanda Gentil e Jade Barbosa não brilharam sozinhas no quesito beleza

8. Neymar "esquecido"

Júlio César Guimarães/UOL

Apesar da festa para os vencedores, alguns premiados mais famosos foram "esquecidos". E não por acaso, mas sim por não estarem presentes. Foi o caso de Neymar, que levou o título na categoria futebol. E meio a jogos do Barcelona, o jogador não veio ao Brasil para o prêmio. Fabiana Murer, Tiago Splitter, Doda, Fabiana Beltrame, Fabiana e outros também não compareceram. O grupo de ausentes nem teve o nome citado na lista de vencedores.

Vencedores do Prêmio Brasil Olímpico
  • Divulgação
    Atleta do Ano (masculino)
    Arthur Zanetti (ginástica artística)
  • Sailing Energy/Divulgação
    Atleta do Ano (feminino)
    Martine Grael e Kahena Kunze (vela)
  • Reprodução/Instagram
    Atleta da torcida
    Flávia Saraiva (ginástica artística)

UOL Cursos Online

Todos os cursos