Viaturas secretas da polícia na Olimpíada terão radiotransmissor e banheiro

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Imagem ilustrativa de viatura sem caracterização, para operações sigilosas da polícia

    Imagem ilustrativa de viatura sem caracterização, para operações sigilosas da polícia

O governo federal brasileiro está adquirindo 13 automóveis que serão transformados em viaturas secretas de polícia, totalmente camufladas e equipadas com sistemas de monitoramento de ruas e casas, sistema de radiotransmissão de dados e até banheiros químicos, para que agentes em campana não necessitem comprometer a operação para se aliviarem. 

A Secretaria Nacional de Grandes Eventos está promovendo uma concorrência pública para adquirir o que está chamando de "Solução integrada com equipamentos embarcados de inteligência de sinais (S.E.E.I.S)". A pasta federal avalia que o equipamento custará cerca de R$ 16 milhões aos cofres federais. O resultado do pregão por menor preço será divulgado no próximo dia 26.

Segundo a secretaria, "os veículos serão utilização pelos Órgãos de Inteligência de Segurança Pública dos Estados Sedes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016".

Por se tratar de equipamento para operações sigilosas, a secretaria federal dá poucas informações a respeito das viaturas. Diz apenas que elas servirão para "viabilizar operações de inteligência policial, sendo empregados como ferramenta essencial ao fornecimento de dados e informações para os CICCR - Centros Integrados de Comando e Controle Regionais".

Somente as empresas que tiverem interesse em participar do pregão é que terão maior conhecimento sobre o produto que deverão fornecer, mediante assinatura de um termo de confidencialidade.

O UOL Esporte apurou, porém, que os veículos serão utilizados em operações de inteligência para garantir a segurança de chefes de Estado e autoridades internacionais em suas locomoções pelas ruas das cidades brasileiras. As viaturas descaracterizadas ocuparão locais para onde, posteriormente, se deslocarão chefes de Estado, a fim de garantir um perímetro de segurança prévio no local. 

No edital da concorrência, o governo afirma que deveria adquirir 15 veículos como esses para os Jogos Olímpicos, mas que será obrigado a trabalhar com apenas 13, em virtude de problemas orçamentários:

" Considerando que nos cinco Estados sede de eventos das Olimpíadas Rio 2016 (haverá jogos de futebol em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília) teremos a atuação dos órgãos de Inteligência das Polícias Civis, além da Polícia Federal e de Secretarias ou Subsecretarias de inteligências de Segurança Pública que atuam operacionalmente, totalizando pelo menos 15 órgãos de inteligência distintos, os quais deverão atuar de forma integrada no evento, haveria necessidade de uma aquisição mínima de 15 soluções, objeto deste termo, a fim de modernizar e aparelhar o parque tecnológico destas instituições.

Contudo, o valor orçado para a aquisição dentro deste exercício financeiro, estimado pelas pesquisas de preço realizadas, nos permite a aquisição de apenas 13 conjuntos da solução."


Banheiros, climatização e eletricidade

Os veículos especiais serão equipados com utensílios que não são comuns em veículos policias. Além da estação de radiotransmissão, os carros irão contar, de acordo com o edital, com "banheiro químico com tanque de detritos de 21 litros", "local para instalação e funcionamento de dois rádios de comunicação, sendo um na Sala de Monitoramento e outro na Cabine do Motorista", "resfriamento independente do ar condicionado original de fábrica do veículo e "sistema de energia elétrica instalado independente do fornecido pelo fabricante do veículo."

UOL Cursos Online

Todos os cursos