Projeto usa skate para combater preconceitos no Afeganistão e ganha Laureus

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Menina afegã anda de skate no projeto skateistan, que promove a igualdade de gênero pelo esporte

    Menina afegã anda de skate no projeto skateistan, que promove a igualdade de gênero pelo esporte

No Afeganistão as mulheres não podem dirigir nem andar na companhia de homens que não sejam parentes. Mas não há nenhuma referência a andar de skate, equipamento que quase ninguém tem em Cabul, capital do país. Aproveitando a brecha o projeto Skateistan usa a modalidade para promover a igualdade entre gêneros.

O trabalho começou em 2007 e os frutos foram tão bons que neste mês recebeu o Laureus, considerado o Oscar do esporte. A oportunidade é importante para as estudantes do Afeganistão porque há 10 anos quase todas as meninas do país estavam fora do sistema de educação. O projeto tenta acabar com esta barreira social criando ferramentas para os particpantes, sejam garotas ou garotos, se expressarem.

O projeto começou em 2007 quando o australiano Oliver Percovich acompanhou a então namorada que foi enviada para trabalhar no país. Para passar o tempo, ele andava de skate e era seguida por crianças que pediam para andar. Usando os três skates trazidos na mala foi fundando o Skateistan. Hoje, a iniciativa está também no Camboja e África do Sul e atende 1,2 mil pessoas por semana. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos