Skatista brilhou em 'De volta para o futuro' com manobras de cena famosa

Do UOL, em São Paulo

Uma das cenas mais famosas do filme "De volta para o futuro" só foi possível graças a um apaixonado por skate. Numa época em que o esporte radical era pouco popular, o sueco Per Welinder era um dos poucos que conseguia viver como skatista profissional. E foi ele quem dublou Michael J. Fox na fuga do protagonista que terminou com o vilão do filme batendo num caminhão de esterco (veja no vídeo acima).

Ao lado do também skatista Bob Schmelzer, Welinder gravou as cenas que tinham manobras mais difíceis de Marty McFly, o personagem de Michael J. Fox. No filme, ao voltar ao passado, McFly em certo momento precisa fugir do vilão Biff Tannen. Para isso, ele improvisa um skate e sai pelas ruas fazendo curvas fechadas, saltando e pegando carona em um carro.

Michael J. Fox, que andava de skate quando adolescente, gravou as cenas mais simples sobre as rodinhas. Welinder era a versão ousada de Marty McFly e acabou participando de um dos maiores sucessos da década de 1980. "De volta para o futuro" liderou a lista de melhores bilheterias de 1985 ao ser lançado, ganhou prêmios e foi indicado para o Oscar e o Globo de Ouro.

Welinder tinha 23 anos quando atuou como dublê. Era especialista no estilo livre e foi um dos poucos que conseguiu vencer profissionalmente Rodney Mullen, ícone do skate nos anos 80. O sueco também ganhou dinheiro vendendo um modelo de skate que se popularizou nos Estados Unidos.

Em 1992, Welinder deu outro salto importante no ramo ao se associar a Tony Hawk, skatista que ficou mundialmente famoso ao ter um jogo de videogame com seu nome. Mas Welinder é um dos poucos que podem se gabar de ter gravado um clássico do cinema mundial.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos