França desafia euforia da Ucrânia; Inglaterra e Suécia tentam espantar desconfiança na Euro

Do UOL, em São Paulo

  • FRANCK FIFE/AFP

    Nasri tentará ajudar a França a conter empolgação da Ucrânia na Euro-12

    Nasri tentará ajudar a França a conter empolgação da Ucrânia na Euro-12

De um lado, a empolgação da Ucrânia. Do outro, o desejo da França de enterrar de vez os recentes fiascos em grandes competição. Este é o clima para o principal jogo desta sexta-feira na segunda rodada do grupo D da Eurocopa-12. No outro duelo da chave, a desconfiança paira sobre Inglaterra e Suécia.

Em sua estreia, a Ucrânia derrotou a Suécia de virada por 2 a 1 em atuação destacada de Andriy Shevchenko. O atacante de 35 anos, autor dos dois gols do triunfo ucraniano, carrega as esperanças dos donos da casa de dar o troco aos franceses. No último confronto entre as duas seleções, os Bleus golearam por 4 a 1 em Donetsk – mesmo local do jogo desta sexta.

Uma vitória pode classificar a Ucrânia de forma antecipada às quartas de final. A França, eliminada na primeira fase das duas últimas grandes competições das quais participou (Euro-2008 e Copa-2010), tenta confirmar a 'freguesia' do rival: em seis jogos oficiais entre as duas seleções, os franceses ganharam três e empataram outros três.

Inglaterra e Suécia foram muito criticadas por suas posturas defensivas na estreia e buscam espantar as dúvidas. O jogo será uma espécie de tira-teima: em 21 jogos, cada seleção venceu seis vezes e houve nove empates.

As duas partidas terão transmissão ao vivo do Sportv e da Bandeirantes, com acompanhamento ao vivo do Placar UOL Esporte.

ÀS 13H, EM DONETSK: FRANÇA DESAFIA EMPOLGAÇÃO DA UCRÂNIA

  • PATRICK HERTZOG/AFP

    Os franceses sentiram um gosto amargo com o empate por 1 a 1 com a Inglaterra na estreia da Euro-12. Embora tenham dominado os adversários, os Bleus desperdiçaram várias chances e a possibilidade de um novo vexame ainda ronda a equipe. A França deseja apagar a péssima imagem deixada no Mundial-2010. A Ucrânia, que nunca havia disputado uma Euro, tenta conter a euforia e impedir que o "oba-oba" da torcida comprometa o desempenho no torneio. Uma vitória pode assegurar a vaga antecipada aos ucranianos, que ficariam em vantagem sobre os poloneses no "duelo" entre os países-sede da competição.

"MASCOTE" VISITA ÍDOLOS

  • Reprodução

    O pequeno Tymur Shamanov se tornou uma celebridade na Ucrânia. A alegre comemoração do garoto de seis anos, empolgado com os gols da seleção na vitória sobre a Suécia, foi exibida inúmeras vezes pelas emissoras de TV locais e lhe rendeu um belo presente. O menino visitou a concentração da Ucrânia e ganhou uma camiseta autografada por Shevchenko e seus companheiros. "Ficamos felizes por termos torcedores assim. Talvez um dia ele jogará pela seleção", disse o meio-campista Serhiy Nazarenko.

ÀS 15H45, EM KIEV: INGLATERRA E SUÉCIA TENTAM SUPERAR CRÍTICAS

  • FILIPPO MONTEFORTE/AFP

    Ingleses e suecos deixaram seus torcedores desconfiados após a estreia na Euro-12. Apesar do empate por 1 a 1 com a França, a Inglaterra foi acuada pelo rival durante boa parte do jogo. O técnico Roy Hodgson admitiu que seu time joga melhor desta forma, ainda mais com a ausência de Wayne Rooney - que cumpre seu último jogo de suspensão. Deve-se esperar, mais uma vez, que a equipe aposte nos contra-ataques. A Suécia montou uma formação ofensiva contra a Ucrânia e até saiu na frente, mas permitiu a virada dos donos da casa e demonstrou excessiva preocupação defensiva.

DERROTA NA ESTREIA DEIXA CLIMA TENSO NA SUÉCIA

  • Reprodução

    Além de criticar a postura da seleção na derrota para a Ucrânia, a imprensa sueca criticou os jogadores por uma brincadeira. Em um treino recreativo, o goleiro reserva Johan Wiland foi ?punido? e, com o calção abaixado, levou várias boladas de seus companheiros. O clima no grupo também não é dos melhores: Ibrahimovic discutiu com Rosenberg no intervalo do jogo contra a Ucrânia, o que aumenta as chances de Elmander ser titular. Lustig, que virou piada nas redes sociais por ficar encostado na trave na jogada de um dos gols da Ucrânia, também deve perder a vaga entre os titulares.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos