Paes diz que Copa é 'brincadeirinha': 'Difícil é fazer Olimpíada'

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Matt Dunham/AP

    Eduardo Paes carrega a bandeira Olímpica, no encerramento dos Jogos de Londres

    Eduardo Paes carrega a bandeira Olímpica, no encerramento dos Jogos de Londres

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, voltou a comparar a organização da Copa do Mundo e da Olimpíada nesta segunda-feira. Paes, que já havia criticado a forma como o evento da Fifa é preparado, desta vez, minimizou o trabalho para sua organização o chamando de "brincadeirinha."

"Copa do Mundo é brincadeirinha. É fazer sete jogos no Maracanã e só", afirmou Paes, em entrevista concedida após deixar uma reunião com membros do COI (Comitê Olímpico Internacional). "Difícil mesmo é fazer Olimpíada"

Os representantes do COI estão no Rio de Janeiro desde sábado para participar de uma série de encontros a respeito da Olimpíada de 2016. As reuniões começaram no domingo. Nesta segunda-feira, Paes participou de mais uma sessão e, depois, voltou a afirmar que o andamento dos projetos da Rio-2016 estão em dia. "Está indo tudo super bem", disse.

A própria presidente da Comissão de Coordenação do COI (Comitê Olímpico Internacional) para os Jogos Rio-2016, Nawal El Moutawakel, reconheceu isso nesta manhã e elogiou o trabalho de organizadores. Em discurso na abertura dos trabalhos desta segunda-feira, El Moutawakel lembrou também que ainda há muito a fazer.

Uma das coisas que precisam ser definidas é o local de todas as competições da Rio-2016 e a chamada matriz de responsabilidades dos Jogos, documento que vai enumerar todas as obras e projetos que precisam ser concluídos até a Olimpíada. Paes disse que essa matriz "está sendo fechada" e deve ser divulgada em breve.

Quanto os locais de competição, uma das indefinições é sobre a canoagem. Organizadores discutem se a modalidade será sediada no Rio ou Foz do Iguaçu (PR), onde existe um centro de treinamento do esporte.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou a definição das sedes das modalidades compete ao COI e ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016. Rebelo, que também esteve nas reuniões com o comitê internacional, ratificou que tudo está correndo como o esperado. "Houve um avanço dos trabalhos para assegurar não só as obras físicas, como a preparação do país para a Rio-2016", disse ele.

Segundo Rebelo, a divulgação da matriz de responsabilidades depende de uma acerto entre as três esferas de governo (municipal, estadual e federal). Ele confirmou que isso ocorrerá "em breve".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos