Maior corredor BRT prometido para Olimpíada ficará pronto após Rio-2016

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O maior corredor de ônibus que a Prefeitura do Rio de Janeiro prometeu construir até a Olimpíada só estará pronto após o final dos Jogos. A Transbrasil, idealizada para ser o BRT (Bus Rapid Transit) com maior capacidade de transporte de passageiros do mundo, teve sua entrega adiada do final de 2015 para o fim de 2016 devido a modificações em seu projeto.

A linha de ônibus expressos terá 32 quilômetros e vai ligar o Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, a Deodoro, bairro que abrigará competições de 11 modalidades olímpicas em 2016. O corredor deve ocupar duas faixas em cada sentido de uma das vias mais movimentadas da capital fluminense, a Avenida Brasil. Quando estiver pronto, atenderá a 900 mil passageiros por dia.

Apesar de tudo disso, sua construção ainda nem foi licitada pela prefeitura. Assim, faltando pouco mais de dois e anos e meio para a Olimpíada do Rio, já se sabe que o corredor não estará pronto para os Jogos.

"Tivemos que fazer uma reformulação do projeto. Acrescentamos mais terminais no trajeto", afirmou no domingo o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, justificando o adiamento da entrega da Transbrasil. "Devemos terminar a licitação do primeiro trecho da obra em março. Então, começaremos as obras."

Inicialmente, a construção da Transbrasil começaria no segundo semestre de 2013. A obra deveria custar cerca de R$ 1,5 bilhão, mas até esse orçamento já foi descartado pela administração municipal. Segundo o secretário Pinto, ainda não é possível precisar quanto custará a Transbrasil, mas certamente ela sairá mais cara do que o anunciado.

O prefeito Eduardo Paes já confirmou o adiamento da entrega do corredor de ônibus. Disse no domingo, entretanto, que isso não causará problemas à Olimpíada do Rio.

Segundo o prefeito, apesar de a Transbrasil integrar um grande projeto de mobilidade urbana idealizado para o Rio por causa dos Jogos, ela não é uma obrigação olímpica da cidade. Por isso, o atraso em seu cronograma não é compromete a realização do evento.

"A Transbrasil não está na matriz de obras nem nos compromissos olímpicos", afirmou Paes. "A ligação com Deodoro [local de competições] será feita por trens."

Os outros três corredores de ônibus prometidos para os Jogos, esses sim estarão prontos antes da Olimpíada, segundo o prefeito. A Transoeste (de Santa Cruz à Barra da Tijuca), a Transolímpica (da Barra à Deodoro) e a Transcarioca (do Aeroporto do Galeão à Barra) já estão em obras e devem ser concluídas a tempo. Parte da Transoeste, inclusive, já foi inaugurada e está em operação.

 

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