Olimpíada repete Copa e tem 5% de projetos prontos a 2 anos do início

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Você gostou da Copa do Mundo de 2014? Achou que o torneio foi bem organizado? Ficou satisfeito com o legado? Pois saiba que a Olimpíada de 2016 ruma para ter uma organização bem parecida com a do Mundial da Fifa. Faltando exatamente dois anos para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o evento tem o mesmo percentual de obras concluídas que a Copa tinha dois anos antes de começar: 5%.

Isso é o que consta dos últimos relatórios oficiais e públicos de monitoramento da preparação para a Olimpíada. A última versão da Matriz de Responsabilidade Olímpica, divulgada na semana passada, e o Plano de Políticas Públicas dos Jogos, apresentado em maio, contêm 79 projetos para a Rio-2016. Desses, quatro estão oficialmente concluídos (5,06% do total): elaboração de projetos para arenas, construção do Parque dos Atletas, reforma do Sambódromo e a construção de arquibancadas para o local.

Os dois documentos citados acima foram elaborados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, governo do Estado e governo federal visando à Olimpíada. Juntos, eles dão um panorama de tudo que o setor público precisa fazer ou pretende viabilizar para que os Jogos de 2016 sejam bem sucedidos e beneficiem conforme o prometido a população da cidade.

Com esse mesmo objetivo, governos envolvidos na Copa do Mundo de 2014 elaboraram a Matriz de Responsabilidade do Mundial. Em maio de 2012, faltando pouco mais de dois anos para o início do torneio, o documento continha 101 projetos relacionados com o Mundial. Desses, só cinco estavam concluídos na época (4,95% do total). Os cinco eram reformas parciais em aeroportos de cidades-sede: Cuiabá, Porto Alegre, São Paulo (2 projetos) e Campinas.

Os números foram divulgados em balanço do andamento dos projetos para o Mundial produzido pelo Ministério do Esporte. Segundo esse balanço, 55 das obras listadas na matriz estavam em execução (54%) e outras 41 nem haviam sido iniciadas (40%).

A exatos dois anos para o início da Olimpíada, o Rio de Janeiro tem 53 projetos em execução (67%) e outros 22 ainda parados (28%). Dentre os projetos que ainda não começaram, estão as reformas em arenas construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007 que precisarão de adaptação para os Jogos de 2016.

"São coisas pequenas que precisarão ser feitas", explicou o prefeito Eduardo Paes, que está satisfeito com o andamento dos projetos olímpicos do Rio. "O Engenhão [estádio que receberá o atletismo na Rio-2016] precisa de uma reforma em sua pista, de uma nova iluminação e de cadeiras que serão alugadas. Isso é rápido."

Andamento dos projetos da Rio-2016
79

projetos

precisam ser concluídos para a realização da Olimpíada de 2016

4

estão concluídos

Isso representa 5% do total

53

estão em execução

Isso representa 67% do total

22

não foram iniciados

Isso representa 28% do total

Fonte: APO (Autoridade Pública Olímpica)

Paes participou na tarde de segunda-feira de uma entrevista coletiva concedida na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Lá, ele chegou informar a jornalistas que 55% das instalações esportivas olímpicas do Rio estariam prontas ou precisando de uma simples adaptação para os Jogos. Nessa conta, entretanto, Paes incluiu o próprio Engenhão, que está interditado há mais de um ano por causa de problemas em sua cobertura.

"Os projetos de longo prazo desta Olimpíada já foram todos iniciados", ponderou Paes. "Estamos cumprindo nosso cronograma e vamos entregar tudo no prazo."

Copa x Olimpíada

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, ratificou a posição de Paes. Fernandes foi o membro do governo do COL (Comitê Organizador Local) da Copa do Mundo. Acompanhou de perto a preparação do país para o Mundial e disse que está tão confiante no sucesso da Rio-2016 quanto esteve no da Copa.

Para ele, todos os envolvidos com a organização da Olimpíada não terão conforto até o início do evento. No entanto, para Fernandes, eles têm como entregar os projetos dento do prazo e do custo prometido.

Vale lembrar que Fernandes também tinha dito isso durante a preparação do Brasil para a Copa. Fato é que a entrega de estádios atrasou e alguns projetos de infraestrutura incluídos na Matriz de Responsabilidade até hoje ainda não saíram do papel. "Aprendemos com a Copa. Por isso, hoje só divulgamos valores de projetos olímpicos depois da licitação", complementou ele.

Custo indefinido

Justamente por que um quarto dos projetos da Rio-2016 ainda nem começou a ser executado, é impossível dizer quanto os Jogos custarão. Hoje, todos os orçamentos já divulgados preveem que o evento custe R$ 37,6 bilhões. Os organizadores sabem, no entanto, que muita coisa que precisa ser feita não foi orçada. Para Paes, o custo final dos Jogos só poderá ser contabilizado no início de 2016.

"O trecho da lista de projetos que ainda não tem seus dados completos [incluindo o custo] só deve ser divulgado em 2016", disse ele. "Não há como alugar cadeiras para o Engenhão agora, por exemplo."

O COI (Comitê Olímpico Internacional), que algumas vezes reclamou das indefinições no orçamento da Rio-2016, elogiou a organização do evento nessa segunda-feira. O diretor executivo de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli, afirmou que o Rio está no caminho certo para realizar uma grande Olimpíada. "O Brasil vai conseguir realizar bons Jogos. Acompanhei os projetos de infraestrutura, transporte e hotéis. Tudo está bem", disse ele. "Tenho a certeza de que o Rio fará grandes Jogos."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos