França quebra jejum de seis anos sem vitórias em grandes torneios com triunfo sobre a Ucrânia

Do UOL, em São Paulo*

  • Ian Walton/Getty Images

    Meia francês Jeremy Menez comemora seu gol na partida contra a Ucrânia

    Meia francês Jeremy Menez comemora seu gol na partida contra a Ucrânia

A França não conquistava uma vitória na fase final de um torneio desde as semifinais da Copa do Mundo de 2006, quando derrotou Portugal. Desde então, não venceu na final do Mundial da Alemanha, na Eurocopa de 2008 e na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A seca chegou ao fim com o triunfo por 2 a 0 sobre a Ucrânia, pela segunda rodada do Grupo D da competição continental.

O técnico Laurent Blanc comemorou muito a importante vitória, que deixa os franceses na liderança da chave ao lado da Inglaterra, mas com saldo de gols melhor.

"Estamos muito felizes por vencer. Seis anos é muito tempo para ficar sem ganhar um jogo de torneio e espero que a próxima vitória não demore mais seis anos para acontecer, pois não estarei aqui para falar com vocês", disse o treinador.

Depois da vitória sobre Portugal (1 a 0) na Alemanha, a França empatou na decisão com a Itália e perdeu nos pênaltis, empatou com a Romênia e perdeu para Holanda e Itália na Eurocopa de 2008. Em 2010, na África do Sul, ficou no 0 a 0 com o Uruguai e caiu para México e África do Sul. E também empatou na estreia da atual edição da Euro.

"Todos queríamos ganhar com fizemos para estar bem na Eurocopa. Fazia muito tempo que não ganhávamos em uma Eurocopa ou um Mundial", disse o atacante Benzema.

 "Fazia falta uma vitória. Será estupendo voltar ao hotel com a satisfação de termos ganhado, vamos dormir muito bem", afirmou. 

A França chegou em alta na Eurocopa e se mostra cada vez mais pronta para brigar pelo título do torneio. Depois de empatar com a Inglaterra, os franceses fizeram um grande segundo tempo e derrotaram os donos da casa com gols de Menez e Cabaye, chegando a 23 jogos sem derrota. O primeiro, que atuou no lugar de Malouda, foi muito elogiado pelo treinador.

"Nós temos alguns jogadores rápidos e Jeremy (Menez) é um deles. Nós sabemos que ele é um bom jogador e está ganhando confiança para atingir um nível internacional. Uma vez que chegar lá, estará pronto para mostrar todas as suas capacidades. Foi uma atuação muito encorajadora para ele", afirmou. 

*Atualizado às 19h42, com agências internacionais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos