Zagueira faz gol de placa, Brasil espanta a zebra e enfrenta EUA nas quartas

Thales Calipo
Em Frankfurt (Alemanha)

  • Friedemann Vogel/Getty Images

    Erika (d) comemora dançando com Aline após marcar o primeiro gol do Brasil

    Erika (d) comemora dançando com Aline após marcar o primeiro gol do Brasil

Um gol antológico abriu a vitória do Brasil sobre Guiné Equatorial por 3 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Commerzbank-Arena, e coroou as mudanças táticas realizadas pelo técnico Kleiton Lima. Usando a zagueira Erika como um elemento-surpresa, a equipe conseguiu confundir o rival e, em um lance de habilidade, a camisa 13 aplicou um chapéu dentro da área e chutou, de primeira, para o fundo das redes. A vitória, entretanto, não evitou um confronto das quartas de final contra as norte-americanas, que foram surpreendidas pela Suécia por 2 a 1.

Com o resultado, o Brasil conseguiu atingir o seu único objetivo prático, já que entrou em campo com a classificação assegurada para as quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. Após a vitória, o time terminou a primeira fase com nove pontos e, com isso, foi o primeiro colocado no grupo D. Com a vitória de 2 a 1 da Austrália sobre a Noruega, as australianas ficaram com a segunda vaga, com seis pontos.

SUÉCIA PÕE EUA NO CAMINHO DO BRASIL

  • AFP PHOTO / JOHANNES EISELE

    Em uma péssima partida da zagueira Amy LePeilbet, os EUA foram surpreendidos pela Suécia por 2 a 1. O resultador coloca as norte-americanas no caminho do Brasil nas quartas de final do Mundial de futebol feminino. A partida acontece no próximo domingo. LEIA MAIS

O Brasil enfrenta agora nas quartas de final os Estados Unidos, que foram derrotados pela Suécia por 2 a 1 também nesta quarta. O duelo ocorre no próximo domingo, em Dresden.

Apesar de já estar classificado antecipadamente, o Brasil entrou praticamente com sua força máxima. O técnico Kleiton Lima optou apenas por deixar fora a zagueira Daiane, já que a defensora está pendurada, promovendo a entrada de Renata Costa entre as titulares.

A grande mudança, no entanto, foi tática. O técnico deu liberdade para que Erika aparecesse como elemento-surpresa, tentando assim confundir as jogadoras de Guiné Equatorial. No primeiro tempo, no entanto, a estratégia não foi feliz, deixando muitos espaços para os perigosos contra-ataques da equipe africana.

No segundo tempo, no entanto, foi essa liberdade que possibilitou a presença de Erika na grande área e, aos 3min, a defensora abriu o placar. Cinco minutos depois, Cristiane aproveitou cruzamento da esquerda, ampliou o marcador e, de quebra, balançou as redes pela primeira vez nesta Copa do Mundo.

Sem nada a perder, Guiné Equatorial tentou durante todo o segundo tempo marcar, pelo menos, um gol nas brasileiras. E, apesar de criarem boas chances, Andréia Suntaque mostrou estar em grande forma e garantiu mais uma vitória sem sofrer gols para o time brasileiro. A equipe nacional ainda teve um pênalti no último minuto de jogo, convertido por Cristiane, que marcou seu segundo gol na partida.

BRASIL VENCE GUINÉ EQUATORIAL POR 3 A 0 E AVANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

O QUE MARCOU O JOGO?

Brasil x Brasil Elemento-surpresa E a Marta?
Com seis brasileiras, além do técnico Marcello Frigério, Guiné Equatorial promoveu um jogo entre velhas conhecidas com o Brasil Sem Daiane, a zagueira Erika ganhou liberdade para atacar e acabou marcando um belo gol Atacante não repetiu o último jogo, quando marcou dois gols; apesar de correr muito, teve dificuldades para escapar da marcação individual

VEJA OS PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO SEGUNDO TEMPO
18min - ANDREIA!!!!! Ana Cristina cobra falta na intermediária e lança para Añoman na área. A jogadora bate a queima roupa em cima da goleira que fechava o ângulo para fazer a defesa. 3min - GOOOOOLLLLL DO BRASIL!!! Fabiana desce com perigo na esquerda e chuta cruzado para o gol. Miriam defende, mas dá rebote. Erika fica com a sobra no meio da área, dá um chapéu na defensora, e chuta forte para o gol, marcando para abrir o placar.
27min - MIRIAM!!!!!!! Marta cobra e a bola vai direito para o gol. Miriam defende e quase a 10 do Brasil marca um gol olimpico. 8min - GOOOOOLLLLL DO BRASIL!!! Marta é lançada na esquerda e desce em velocidade. A jogadora cruza para a área e Cristiane se antecipa a marcadora e chuta para o fundo do gol, aumentando a vantagem no placar
44min - Marta cobra em jogada ensaiada e rola para Formiga pelo meio. A jogadora finaliza na entrada da área, mas a bola sai em linha de fundo por cima do gol. 22min - ANDREIA!!!!!!! Ana Cristina tenta pela direita um chute cruzado. Dulcia ainda desvia e Andreia consegue afastar, fazendo grande defesa. Añomnam estava a sua frente, mas não consegue alcançar a bola para finalizar.
  47min - GOOOOOLLLLL DO BRASIL!!! Marta é derrubada dentro da área e, na cobrança do pênalti, Cristiane faz o terceiro.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos