Bimba detona Baía de Guanabara a 2 semanas de evento-teste: "é nojento"

Lucas Santochi

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Bimba critica poluição na Baía da Guanabara, que irá receber provas de vela nos Jogos Olímpicos

    Bimba critica poluição na Baía da Guanabara, que irá receber provas de vela nos Jogos Olímpicos

A menos de duas semanas do primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, a Baía de Guanabara, que sediará as provas de vela, segue sendo alvo de críticas e gerando protestos por conta da poluição. Ricardo Winicki, o Bimba, um dos principais atletas da modalidade no país, voltou a levantar a questão ao publicar uma foto em seu Facebook mostrando a grande quantidade de lixo na água. 

Ao UOL Esporte, o velejador destacou a situação deplorável em que se encontra a região. "Os gringos que vêm treinar brincam que a primeira coisa é se lavar, não o barco. É nojento. A roupa fica fedendo", disse.
 
Ele diz que nenhum dos outros velejadores mostra medo de entrar na água e que nem acredita que alguém possa ficar doente por isso, mas afirma que condição merece atenção. "Se você perguntar para o prefeito ou secretário, vai dizer que está limpa, que entra na água. Eu moro em Búzios e às vezes não deixo minha filha entrar na água lá. Na Baía de Guanabara não deixo ela entrar", afirmou. 
 
Bimba explicou que nos últimos meses, durante os treinamentos no local, até vem sentindo uma diminuição no número de sacos plásticos na água, sem conseguir especificar o motivo, mas explica que a poluição não mudou desde que a cidade foi eleita para sediar os jogos. 
 
"Não sei se foi por conscientização da população, trabalho do governo ou pela falta de chuva, que acaba levando menos sacos para o mar. Mas vejo só duas ou três balsas recolhendo lixo. Para o tamanho da Baía, isso é nada. E a qualidade da água não muda. Continua tendo esgoto sendo despejado. A água está preta."
 
Outro ponto é o equipamente que muita vezes fica deteriorado por causa do óleo na água. "Fica grudado na vela. Já perdi uma vela que custa 1.000 euros", lamentou. 
 
A reportagem do UOL Esporte tentou contato com o Comite Organizador, sem sucesso. Em abril, o governo do Rio de Janeiro anunciou um corte de 95% da verba para despoluição da Baía. Dois meses depois, o governador, Luiz Fernando Pezão, porém afirmou que ele acredita que ela estará mais limpa daqui a dois anos, durante os Jogos.  
 
"Para deixar mais clara estratégia, a meta olímpica assumida pelo governo do Rio é aumentar para 60% a rede de esgoto dos 15 municípios do entorno da Baía do Guanabara até 2016. Já subimos de 18% para cerca de 40% desde 2007. Somada a isso, a implantação das UTRs (Unidades de Tratamento de Rio) na foz dos rios que desembocam na Baía causarão uma redução de mais de 50% da poluição, sendo possível atingir a meta de sanear 80% da Baía de Guanabara para os Jogos", declarou. 
 
O evento- teste que visa dar oportunidade para velejadores avaliarem a raia acontece entre os dias 2 e 9 e contará com 324 velejadores de vários países nas 10 classes olímpicas . 
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos