COB contrata empresa de limpeza para alimentar atleta e cria briga judicial

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Davi Ribeiro/Folhapress

    Presidente do COB, Carlos Nuzman, virou réu por causa de licitação suspeita

    Presidente do COB, Carlos Nuzman, virou réu por causa de licitação suspeita

Uma briga judicial pode deixar mais de 4.000 jovens atletas sem comida durante os Jogos Escolares da Juventude de João Pessoa (PB), que começam nesta quinta-feira (6). Tudo porque o COB (Comitê Olímpico do Brasil) contratou uma empresa especializada em limpeza para alimentar os esportistas amadores. Revoltada, uma companhia de alimentação entrou na Justiça contra o comitê. Conseguiu, inclusive, um mandado de segurança para que nenhuma refeição preparada pela empresa já acertada com o COB seja servida a atletas.

A companhia contratada pelo COB é a EDS Serviços de Produção de Eventos, de Lagoa Seca (PB), cidade a 129 quilômetros de João Pessoa. A companhia existe desde 2010 e, segundo seu cadastro da Junta Comercial da Paraíba, trabalha com: limpeza, varrição, coleta de lixo, educação profissional, locação de mão-de-obra temporária e produção de eventos esportivos.

A EDS participou de uma concorrência promovida pelo COB para trabalhar nos Jogos Escolares. Venceu e assinou um contrato de R$ 998 mil com o comitê. De acordo com suas concorrentes, porém, ela não cumpriu requisitos estabelecidos pelos próprio COB para que ela pudesse assumir a responsabilidade de servir almoço e janta a esportistas.

"O edital fala que a empresa precisa ser do ramo de alimentação. Uma empresa de limpeza não cumpre esse requisito", reclamou Caio Carvalho, proprietário da Iriana Eventos, empresa de Cascavel (PR).

A Iriana Eventos ficou em segundo lugar na concorrência promovida pelo COB para os Jogos Escolares. Segundo Carvalho, a empresa atua há 20 anos no mercado de alimentos. Já prestou até serviços para o próprio comitê. Agora, porém, considera-se prejudicada pelo órgão. Por isso, buscou à Justiça.

Na semana passada, ela abriu um processo contra o COB e Carlos Arthur Nuzman, presidente da entidade, na 5ª Vara Cível do Rio. Na segunda-feira, conseguiu um mandado de segurança a seu favor. Nele, a juíza Bianca Nigri determina a suspensão do contrato do COB com a EDS ainda antes do início dos Jogos Escolares.

"Não é lógico e nem verossimilhante que uma empresa que presta serviços de limpeza até locação de automóveis sem condutor, ofereça serviço de nível a atender o exigido no edital", declarou a juíza, em decisão liminar.

"Não quero atrapalhar o evento, mas as coisas têm que ser feitas corretamente", complementou Caio, da Iriana Eventos. "Se já está assim nos Jogos Escolares, imagina daqui a dois anos, na Olimpíada [do Rio de Janeiro]."

O UOL Esporte tentou contato com a empresa EDS Serviços de Produção de Eventos para que ela comentasse o processo da Iriana Eventos e seu contrato com o COB. Não conseguiu. A reportagem chegou a solicitar ao próprio COB um telefone da EDS. O comitê não forneceu.

COB defende concorrência

O COB, contudo, defendeu a contratação da EDS e a lisura da concorrência promovida para os serviços de alimentação dos Jogos Escolares. Segundo o comitê, a EDS apresentou documentos que comprovam sua capacidade técnica para a alimentação de atletas. Uma visita ao restaurante da EDS, no último dia 23, também comprovou a capacidade da empresa.

O COB informou também que a EDS já serviu alimentação para atletas a pedido do comitê na etapa paraibana dos Jogos Escolares de 2011. A empresa, aliás, já até iniciou o fornecimento da alimentação que será servida a partir de quinta-feira nos Jogos deste ano.

Sobre a decisão judicial que determina que o COB suspenda o contrato com a EDS, o comitê informou não ter sido notificado. Disse só que recebeu uma queixas de empresas (Iriana e outra) sobre a concorrência. Criticou, contudo, que essa queixa tenha sido feita dias antes do início dos Jogos Escolares.

"Ainda que o processo de seleção tenha sido concluído no dia 30 de setembro, as empresas concorrentes só apresentaram as denuncias poucos dias antes do início da execução dos serviços. Ainda assim, o COB está verificando as informações apresentadas", declarou o órgão.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos de João Pessoa vão até o dia 15 deste mês. O evento terá uma participação recorde de jovens esportistas, de 15 a 17 anos: mais de 4.000.

Haverá participantes de todos os Estados. Eles vão disputar competições de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Durante o evento, João Pessoa receberá 35 observadores de 26 países do mundo. Eles que acompanharão a organização dos Jogos em busca de experiência.

*Colaborou José Cruz, do UOL, em Brasília

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos