COB derruba liminar e mantém contrato para alimentação com firma de limpeza

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) conseguiu derrubar a decisão judicial que determinava a anulação do contrato para alimentação de 4.000 atletas que participam dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB). Na semana passada, a Justiça do Rio de Janeiro tinha decidido que o acordo firmado pelo comitê com a EDS Serviços fosse suspenso por entender que a empresa não tinha condições de servir aos esportistas.

A EDS Serviços é uma companhia de Lagoa Seca (PB), cidade a 129 quilômetros de João Pessoa. A empresa existe desde 2010 e, segundo seu cadastro da Junta Comercial da Paraíba, trabalha com: limpeza, varrição, coleta de lixo, educação profissional, locação de mão-de-obra temporária e produção de eventos esportivos.

Justamente por não tratar-se de uma empresa de alimentação foi que a Justiça considerou que ela não poderia trabalhar servindo almoço e jantar a atletas. "Não é lógico e nem verossimilhante que uma empresa que presta serviços de limpeza até locação de automóveis sem condutor, ofereça serviço de nível a atender o exigido no edital", declarou a juíza Bianca Nigri, em liminar.

Na manhã desta terça-feira, porém, o TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio) informou que o desembargador Fernando Fernandes anulou essa liminar após recurso do COB. O desembargador (juiz de segunda instância) entendeu que a EDS Serviços já prestou serviços de alimentação em outros eventos e demonstrou estar apta a trabalhar para o comitê.

A decisão, segundo o COB, é de segunda-feira de noite. Desde então, portanto, o COB teria autorização legal para manter o contrato com a EDS.

Cabe lembrar, entretanto, que a decisão liminar anterior determinava que o COB encerrasse o contrato com a EDS até sexta-feira. Isso não ocorreu. Conforme informou o UOL Esporte, o COB ignorou a decisão judicial para manter a alimentação de atletas de sexta até a noite de segunda.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos de João Pessoa vão até o dia 15 deste mês. O evento terá uma participação recorde de jovens esportistas, de 15 a 17 anos: mais de 4.000.

Haverá participantes de todos os Estados. Eles vão disputar competições de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Durante o evento, João Pessoa receberá 35 observadores de 26 países do mundo. Eles que acompanharão a organização dos Jogos em busca de experiência.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos