Cinco anos após Rio virar sede olímpica, cinco promessas abandonadas

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • EFE

    Há cinco anos: cariocas celebram escolha do Rio com sede dos Jogos de 2016

    Há cinco anos: cariocas celebram escolha do Rio com sede dos Jogos de 2016

A escolha do Rio de Janeiro para sede da Olimpíada de 2016 completa exatos cinco anos nesta quinta-feira. No dia 2 de outubro de 2009, a capital carioca venceu seis concorrentes, incluindo Chicago e Madri, e foi anunciada como a primeira cidade olímpica da América do Sul, numa cerimônia em Copenhague, na Dinamarca.

De lá para cá, um plano ambicioso para uma verdadeira transformação do Rio e do esporte brasileiro foi posto em execução. Uma parte desse plano, no entanto, já foi abandonada. Confira abaixo cinco promessas feitas por causa da Rio-2016 e que não serão realizadas até o início do Jogos, em 5 de agosto de 2016.

Vale lembrar que, apesar dos abandonos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) informou na quarta-feira (1) que está muito satisfeito com o que será entregue pelo Rio e o Brasil até a Olimpíada. De acordo com o diretor executivo do comitê responsável pelos Jogos Olímpicos, Christophe Dubi, os compromissos assumidos serão cumpridos e o legado será "excelente". O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse inclusive que o que será entregue será maior do que havia sido prometido.

TransBrasil
34 milhões de árvores
22 centros de treinamento
Olimpíada no Porto
  • Instalações olímpicas deixam região portuária do Rio
    A Prefeitura do Rio prometeu revitalizar a região portuária da cidade para a Olimpíada. Para isso, empenhou-se em levar instalações olímpicas para aquela área. Convenceu o COI a instalar no Porto um conjunto de prédios que abrigariam árbitros e jornalistas. Depois, com o prédio já em obras, o prefeito resolveu tirar a hospedaria da região. Com isso, o porto não deve ter instalação da Rio-2016.
  • O que diz o prefeito
    Segundo o prefeito, o fato de a Olimpíada não usar os prédios no porto não influencia no ritmo das obras, que serão concluídas antes dos Jogos. Ele disse também que o projeto de revitalização do Porto está consolidado. Por isso, não precisa mais do impulso que Olimpíada daria à região. A hospedagem de árbitros e jornalistas será transferida para a zona oeste da cidade.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos