Vexame holandês, racismo, violência e favoritismo alemão marcam 1ª fase da Euro

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Primeira fase da Euro-12 foi marcada por fiasco da Holanda, racismo e violência

    Primeira fase da Euro-12 foi marcada por fiasco da Holanda, racismo e violência

A primeira fase da Eurocopa-12 terminou nesta terça-feira com os últimos jogos do grupo D e teve alguns aspectos marcantes. Dentro de campo, chamou a atenção o vexame da Holanda, considerada favorita e eliminada com três derrotas e a exposição de uma grave crise interna. Se algumas torcedoras se destacaram pela beleza, os russos protagonizaram tristes cenas de violência.

QUARTAS DE FINAL DA EURO-12

21/6, em Varsóvia: República Tcheca x Portugal
22/6, em Gdansk: Alemanha x Grécia
23/6, em Donetsk: Espanha x França
24/6, em Kiev: Inglaterra x Itália

Nenhum dos 24 jogos da primeira fase terminou sem gols. A maior goleada foi imposta pela Espanha, que fez 4 a 0 na Irlanda. A seleção espanhola, atual campeã europeia e mundial, recebeu algumas críticas e foi cobrada pela imprensa local por suas apresentações em um nível abaixo do esperado.

Apenas uma seleção teve 100% de aproveitamento. A Alemanha não se importou com o fato de cair no "grupo da morte" e derrotou Portugal, Holanda e Dinamarca. As boas atuações reforçaram a condição da equipe de ser a principal favorita ao título.

Entre os jogadores, Cristiano Ronaldo se irritou com as provocações e comparações a Lionel Messi. Após atuações apagadas, ele deu a resposta com uma bela atuação contra a Holanda, ao fazer os gols da vitória por 2 a 1 que selaram a classificação da equipe. Aos 35 anos e em sua primeira Eurocopa, Andriy Shevchenko fez dois gols na vitória por 2 a 1 sobre a Suécia. Após a eliminação da Ucrânia, ele anunciou que se despedirá em breve da seleção.

Relembre outros fatos marcantes da primeira fase da Eurocopa-12:

DERROTAS, CRISE DE EGOS... HOLANDA DECEPCIONA E É ELIMINADA

ANFITRIÕES SE DESPEDEM AINDA NA PRIMEIRA FASE

VIOLÊNCIA E RACISMO: PONTOS NEGATIVOS

PROPAGANDA GERA POLÊMICA E MULTA

ELES FALARAM MUITO

ARBITRAGEM POLÊMICA REACENDE DISCUSSÃO SOBRE USO DE TECNOLOGIA

  • Reprodução/TV

    Primeiro, o ataque ucraniano estava impedido. Nada foi marcado. A jogada segue e a bola ultrapassa a linha do gol antes de Terry tirar. O gol não foi assinalado. A arbitragem do jogo entre Ucrânia e Inglaterra levantou novamente a questão sobre o uso de recursos tecnológicos no futebol. Cabe lembrar que os jogos da Eurocopa-12 contam com um quinteto de arbitragem, exatamente em uma tentativa de reduzir os erros em lances ocorridos principalmente dentro da área.

  • LEIA MAIS

  • Arbitragem polêmica ofusca definição dos últimos classificados na Euro-12

Musas da torcida da Euro-2012
Musas da torcida da Euro-2012

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos