Geografia e juventude guiam apresentação de projeto olímpico de Istambul

Do UOL, em São Paulo

Primeira finalista a apresentar o projeto para receber os Jogos Olímpicos de 2020, Istambul apostou em um binômio formado por geografia e juventude. A cidade da Turquia alicerçou o discurso ao COI no fato de unir Ásia e Europa e na baixa média etária de sua população.

"O movimento olímpico é ainda mais forte quando inspira os jovens. A decisão de hoje pode levar o esporte à terra dos jovens, onde os continentes se unem e representam verdadeiramente o espírito olímpico", disse o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

A comitiva formada por Istambul para a apresentação ao COI foi formada basicamente por autoridades. A exceção foi a tenista Cagla Buyukakcay, que atualmente ocupa a 138ª posição no ranking mundial da modalidade.

A tenista de 23 anos, melhor da Turquia no esporte dela, foi usada como símbolo de uma geração. "Nossa educação e nossos programas de formação têm criado no país um novo grupo de líderes em diferentes segmentos", disse Nese Gundogan, secretária-geral do Comitê Olímpico da Turquia.

Entre as finalistas no processo de candidatura olímpica, Istambul tem a população mais jovem. Isso é usado pelo comitê organizador local como um trunfo, sobretudo pelo potencial para atrair patrocinadores.

"Hoje, estou aqui representando o sonho da minha geração. Esta é a hora de dar força à imaginação, algo que os jovens sabem fazer. É hora de levar os Jogos Olímpicos a um novo povo e a uma nova região", afirmou Buyukakcay.

A Turquia é o único país entre os finalistas do processo deste ano que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. Tóquio já foi sede do evento, e a Espanha organizou a competição de 1992 em Barcelona.

"Nossa cidade tem conectado pessoas e continentes há muitos anos. Assim como somos uma ponte entre os continentes, queremos ser uma ponte entre a tradição e o esporte", declarou Hasan Arat, presidente da candidatura olímpica de Istambul.

O aspecto geográfico foi outro ponto de destaque na apresentação dos turcos. Istambul está entre as cinco maiores cidades do mundo, tem uma população majoritariamente muçulmana e ocupa ambas as margens do Estreito do Bósforo, que separa a Ásia da Europa.

"Nós unimos os continentes, assim como os anéis olímpicos nos unem em solidariedade. Istambul é a cidade de tolerância, e queremos mandar uma mensagem para todos os seres humanos no mundo", finalizou o primeiro-ministro turco.

Para endossar essa ideia, a apresentação mostrou uma série de entrevistas com estrangeiros em Istambul. "Pessoas de diferentes origens e religiões podem vir para cá e se sentir seguras", destacou uma delas. "A grande coisa é que os jovens são prioridade no país", adicionou outro.

O COI vai anunciar neste sábado a cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2020. Além de Istambul, Tóquio e Madri (nessa ordem) farão apresentações à diretoria da entidade, que está reunida em Buenos Aires.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos