Sede olímpica em 1964, Tóquio aposta em experiência por Jogos de 2020
Do UOL, em São Paulo
Única entre as finalistas que já recebeu os Jogos Olímpicos, Tóquio usou isso como trunfo no processo de escolha da cidade que sediará o evento em 2020. Neste sábado, em apresentação ao COI (Comitê Olímpico Internacional), a experiência teve papel relevante no discurso dos japoneses.
"Nós, japoneses, sempre fomos apoiadores contumazes do movimento olímpico. Quando eu fecho os olhos, cenas da abertura de 1964 vêm a mim", relatou Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão. Enquanto ele falava, o telão mostrou imagens de como foi a cerimônia inaugural do evento.
O slogan usado na apresentação resume o quanto o Japão apostou na experiência: "Nós mantivemos o melhor e aprimoramos o restante".
Ao contrário de Istambul, cuja apresentação foi mais focada na cidade e nas questões culturais, os responsáveis pelo projeto de Tóquio priorizaram totalmente os Jogos Olímpicos.
A apresentação dos japoneses mostrou como o evento vai ser inserido na cidade, onde ficarão os equipamentos e como vai ser a estrutura.
Uma das propostas de capital japonesa é construir os Jogos Olímpicos com base em duas regiões: o espaço que recebeu o evento em 1964, incluindo o que eles chamam de "zona de legado", e a Baía de Tóquio, área da cidade que tem se desenvolvido com mais velocidade nos últimos anos.
A Baía de Tóquio terá 21 dos equipamentos usados nos Jogos Olímpicos caso Tóquio seja eleita. A Vila Olímpica será alocada na intersecção entre as duas regiões que receberão o evento.
"Em espírito e em geografia, a vila vai ser o centro e o coração dos nossos Jogos", disse Yuki Ota, que ganhou medalha de prata na esgrima nas duas últimas edições das Olimpíadas.
A apresentação de Tóquio foi extremamente técnica, mas menos focada na tecnologia do que o imaginado. Em vez disso, o comitê organizador da candidatura japonesa procurou mostrar o quanto os Jogos de 1964 mudaram a cidade e o quanto a região está preparada para voltar a receber o evento.
O COI vai anunciar neste sábado a cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2020. Além de Tóquio e Istambul, Madri está entre as finalistas do processo. A cidade espanhola será a última a se apresentar à diretoria da entidade, que está reunida em Buenos Aires (Argentina).
Veja também
comentários 2
Sair


- Todos
- Mais curtidos
- Escolha do editor
Leia os termos de uso

Por 2020, Istambul repete discurso de "nova fronteira" usado por Rio-2016
Geografia e juventude guiam apresentação de projeto olímpico de Istambul
Madri já tem mais da metade dos votos para sediar Olimpíada, diz jornal
Messi será embaixador de candidatura olímpica de Madri para 2020

