Sede olímpica em 1964, Tóquio aposta em experiência por Jogos de 2020
comentários 2

Do UOL, em São Paulo

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Ampliar

COI define sede das Olimpíadas-202046 fotos

3 / 46
Shinzo Abe, primeiro ministro japonês, chega ao evento que definirá a sede dos Jogos de 2020, em Buenos Aires - Tóquio é candidata VEJA MAIS > Imagem: EFE/Daniel Jayo

Única entre as finalistas que já recebeu os Jogos Olímpicos, Tóquio usou isso como trunfo no processo de escolha da cidade que sediará o evento em 2020. Neste sábado, em apresentação ao COI (Comitê Olímpico Internacional), a experiência teve papel relevante no discurso dos japoneses.

"Nós, japoneses, sempre fomos apoiadores contumazes do movimento olímpico. Quando eu fecho os olhos, cenas da abertura de 1964 vêm a mim", relatou Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão. Enquanto ele falava, o telão mostrou imagens de como foi a cerimônia inaugural do evento.

O slogan usado na apresentação resume o quanto o Japão apostou na experiência: "Nós mantivemos o melhor e aprimoramos o restante".

Ao contrário de Istambul, cuja apresentação foi mais focada na cidade e nas questões culturais, os responsáveis pelo projeto de Tóquio priorizaram totalmente os Jogos Olímpicos.

A apresentação dos japoneses mostrou como o evento vai ser inserido na cidade, onde ficarão os equipamentos e como vai ser a estrutura.

Uma das propostas de capital japonesa é construir os Jogos Olímpicos com base em duas regiões: o espaço que recebeu o evento em 1964, incluindo o que eles chamam de "zona de legado", e a Baía de Tóquio, área da cidade que tem se desenvolvido com mais velocidade nos últimos anos.

A Baía de Tóquio terá 21 dos equipamentos usados nos Jogos Olímpicos caso Tóquio seja eleita. A Vila Olímpica será alocada na intersecção entre as duas regiões que receberão o evento.

"Em espírito e em geografia, a vila vai ser o centro e o coração dos nossos Jogos", disse Yuki Ota, que ganhou medalha de prata na esgrima nas duas últimas edições das Olimpíadas.

A apresentação de Tóquio foi extremamente técnica, mas menos focada na tecnologia do que o imaginado. Em vez disso, o comitê organizador da candidatura japonesa procurou mostrar o quanto os Jogos de 1964 mudaram a cidade e o quanto a região está preparada para voltar a receber o evento.

O COI vai anunciar neste sábado a cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2020. Além de Tóquio e Istambul, Madri está entre as finalistas do processo. A cidade espanhola será a última a se apresentar à diretoria da entidade, que está reunida em Buenos Aires (Argentina).

Veja também

comentários 2

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos