COI elimina Madri da corrida por Jogos Olímpicos de 2020

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Buenos Aires (Argentina)

Madri é a primeira cidade eliminada entre as três finalistas no processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020. O COI está reunido em Buenos Aires neste sábado para definir qual cidade receberá o evento, e a briga agora será resumida a Istambul e Tóquio.

O COI somou 94 votos no processo de escolha. Tóquio, a melhor na lista tríplice, foi mandada diretamente para um segundo turno. Istambul e Madri fizeram um desempate, e os turcos venceram.

O anúncio da sede será realizado ainda neste sábado. A previsão inicial é que o COI diga às 17h30 (horário de Brasília) qual cidade foi a escolhida para receber o evento.

Madri foi a terceira cidade a apresentar o projeto neste sábado. A demonstração da cidade foi alicerçada no baixo custo e na recuperação econômica do país. Responsáveis pelo projeto espanhol chegaram a dizer que 80% das estruturas necessárias para os Jogos Olímpicos de 2020 estão prontas.

É a terceira vez seguida que a cidade espanhola é superada em uma eleição para sede olímpica. Em 2013, perdeu com várias estrelas ao seu lado, como Paul Gasol, o príncipe Felipe das Asturias e presidente Mariano Rajoy. Em 2009, a cidade pelo menos foi para o último turno quando foi derrota para o Rio de Janeiro.

A campanha madrilena tentava convencer os membros do COI de que fazia sentido dar os Jogos realizar os jogos na cidade espanhola porque havia 80% das instalações prontas, além de infraestrutura de transporte. Por isso, o investimento previsto era de apenas US$ 5 bilhões, o menor entre as três cidades que se candidataram.

Só que pesava contra Madri a crise econômica sofrida pelo país recentemente que trouxe um aumento considerável do desemprego e níveis de crescimento baixos ou recessão.

Durante o anúncio da queda da cidade espanhola, houve um engano porque o presidente Jacques Rogge chegou a anunciar que Istambul estava eleita, quando na verdade apenas passara para o segundo turno juntamente com Tóquio. A cidade japonesa teve a maior votação neste primeiro turno, por isso, não teve que ir para o desempate.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos