COI valoriza proposta técnica e prevê Jogos bem organizados em Tóquio

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / POOL / FABRICE COFFRINI

    Presidente do COI, Jacques Rogge, anuncia Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2020

    Presidente do COI, Jacques Rogge, anuncia Tóquio como sede dos Jogos Olímpicos de 2020

O Comitê Olímpico Internacional emitiu comunicado oficial neste sábado para parabenizar Tóquio por ter sido escolhida para receber os Jogos Olímpicos de 2020. A cidade japonesa venceu Istambul e Madri em eleição realizada em Buenos Aires.

"Todas as cidades seriam capazes de sediar grandes Jogos Olímpicos, mas a candidatura de Tóquio ressoou com mais força entre os membros do COI. Eles nos convidaram para 'descobrir o amanhã' ao entregar Jogos bem organizados e seguros", disse Jacques Rogge, presidente da entidade internacional.

Tóquio recebeu 60 votos na eleição final para o posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Istambul, a segunda colocada, foi escolhida por 26 pessoas.

"Tóquio apresentou uma proposta técnica muito forte, que precisou superar outras duas grandes cidades", completou Rogge.

Além de Istambul e Tóquio, Madri esteve entre as finalistas no processo de escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2020. No entanto, a capital espanhola foi eliminada ainda na primeira etapa.

Na votação inicial, Tóquio recebeu 42 votos. Istambul e Madri tiveram 26 sufrágios cada, e isso levou as duas para um desempate vencido pelos turcos.

Antes da votação, as três cidades fizeram apresentações aos membros do COI em Buenos Aires. Tóquio, que venceu o pleito, baseou seu discurso na experiência – entre as finalistas, só a capital japonesa já havia sediado os Jogos Olímpicos – e na qualidade técnica.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos