"Tóquio-2020 vai mudar sua vida", avalia comitê olímpico canadense

Do UOL, em São Paulo

  • AFP PHOTO / JUAN MABROMATA

    Japoneses explodem de alegria após o anúncio do presidente do COI. Tóquio foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2020.

    Japoneses explodem de alegria após o anúncio do presidente do COI. Tóquio foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2020.

Escolhida neste sábado para sediar os Jogos Olímpicos de 2020, Tóquio vai mudar sua vida. A previsão foi feita pelo Comitê Olímpico do Canadá (COC) em texto publicado para cumprimentar os japoneses pela eleição.

A entidade publicou em seu site oficial uma nota que enumerou motivos para essa projeção sobre Tóquio.

A primeira explicação é que os Jogos de 2020 "vão ensinar ao mundo que a radiação não pode parar o movimento olímpico", segundo o texto do COC.

Radiação foi um tema que incomodou toda a candidatura japonesa. Em diferentes momentos, as autoridades responsáveis pelo projeto de Tóquio tentaram minimizar os efeitos de um acidente nuclear em Fukushima.

"As duas cidades estão distantes 250 quilômetros", disse Tsunekazu Takeda, presidente da candidatura japonesa, antes da apresentação ao COI neste sábado. "Eu asseguro a vocês que o assunto está sob controle", completou Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, durante a demonstração.

Além da referência a Fukushima, o texto do COC disse que os Jogos Olímpicos de 2020 vão fazer com que as pessoas redefinam o conceito de multidões e vão proporcionar cenas engraçadas sobre traduções.

Outras entidades nacionais, como o comitê olímpico da Austrália, também emitiram mensagens de felicitações a Tóquio pela eleição deste sábado. A cidade japonesa venceu Istambul e Madri na fase final da candidatura olímpica.

Assim que o COI anunciou o resultado, o perfil oficial da candidatura de Istambul na rede social Twitter também se manifestou: "Nós damos parabéns a Tóquio pela vitória na candidatura para receber os Jogos de 2020".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos