1. Aimoré-RS AIM
    São Paulo-RS SRS
  2. São José-RS SJO
    Glória-RS GLO
  3. Cruzeiro-RS CRU
    Ypiranga-RS YPI
  4. Juventude JUV
    Novo Hamburgo NHA
  5. Lajeadense LAJ
    Veranópolis VEC

Quarta-feira 30/03/2016 - 21:45

Vermelhão da Serra, Passo Fundo

12ª rodada

1
Passo Fundo Passo Fundo
  • Henrique Almeida
Pós-jogo
5
Grêmio Grêmio
  • Bobô
  • Wallace
  • Wallace
  • Pedro Rocha
  • Lincoln

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoSó o Grêmio jogou desde o começo. Não houve qualquer resistência do Passo Fundo, que levou o primeiro gol já aos seis minutos. Bobô abriu o placar. Em seguida o que se viu foi um time só em campo. Como se tivesse pela frente oponente amador ou de categorias de base, o Tricolor tratou de empilhar gols. Walace fez dois, aos nove e 18. E aos 25 minutos, Pedro Rocha fez 4 a 0 ainda no primeiro tempo. Poderia ser mais. Aos 36 por pouco não veio o quinto. E com absoluta tranquilidade, os portoalegrenses ainda escaparam de levar dois gols de Jean Silva. Ainda na etapa inicial, Fred acertou a trave em cobrança de falta, tamanha facilidade gremista.
  • Segundo tempoO Grêmio relaxou no segundo tempo. Não era para menos, tinha o jogo totalmente decidido. E mesmo assim seguiu superior. Não passou por sustos em momento algum do jogo. Rondou o gol do Passo Fundo, que teve raras escapadas com Branquinho e Jean Silva. Aos 13 minutos, mais um gol do Grêmio. Lincoln aparou rebote e encobriu o goleiro Matheus. Mas logo em seguida, o Passo Fundo descontou. Cruzamento na área e Henrique Almeida colocou contra. E com mais uma série de gols perdidos de parte a parte, o placar foi 5 a 1 para o time da capital.

Destaques

  • Maratona de GroheO goleiro do Grêmio retornou ao Brasil nesta quarta-feira após ficar no banco da seleção brasileira, no Paraguai. De cara já foi a Passo Fundo e defendeu o Tricolor.
  • Marca do pênalti 'torta'Pouco antes do jogo, profissionais do Grêmio ajustaram a marca do pênalti do estádio Vermelhão da Serra. Ela estava mais para um dos lados da goleira.

Melhores

  • Walace, GrêmioFez dois gols, como pede o técnico Roger Machado, entrando na área. E ainda teve boa participação defensiva.

Piores

  • Henrique Almeida, GrêmioDeu azar e, no primeiro toque na bola, acabou marcando gol contra.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos