Quinta-feira 31/03/2016 - 19:30

Beira-Rio, Porto Alegre

12ª rodada

4
Internacional Internacional
  • Anderson
  • Andrigo
  • Andrigo
  • Vitinho
Pós-jogo
1
Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas
  • Marcos Paraná

Matéria de teste para preview da ficha

Webmaster UOL

Do UOL, em São Paulo

Muricy Ramalho colocou em campo diante do Corinthians a sexta escalação do São Paulo em seis jogos em 2015. Por um misto de opção tática, preservação de jogadores e oportunidade aos jovens, o treinador são-paulino não repetiu o time na temporada. Nesta quarta, uma equipe surpreendente, com algumas mudanças inéditas para o clássico, não deu certo: o time foi dominado e derrotado sem contestação em Itaquera.

Na estreia, defesa com Toloi e Edson Silva, Thiago Mendes no meio e Kardec e Luis Fabiano no ataque. Depois, Lucão ganhou lugar na defesa, Pato no ataque; Ganso voltou ao meio. No clássico com o Santos, chance para o garoto Ewandro. Contra o Bragantino, última partida, esquema com três zagueiros, estreia de Doria e Centurión, com o garoto Boschilia entre os titulares.

Diante do Corinthians, foram três mudanças inéditas: pela primeira vez no ano, Michel Bastos atuou na lateral esquerda; Doria, que só havia atuado com três zagueiros diante do Bragantino, jogou em uma formação com dois defensores. O meio com Denilson, Souza, Maicon e Ganso também apareceu pela primeira vez em 2015.

As surpresas vieram depois de uma semana repleta de mistérios: enquanto Tite revelou a escalação corintiana na terça, Muricy fechou os treinamentos, e deixou claro desde a semana passada que não revelaria a escalação. A estratégia não deu certo.

Um dos principais destaques do time na temporada, Michel Bastos não repetiu as boas atuações na lateral. Após o jogo, repetiu um discurso adotado já no começo do ano, de que rende mais no meio de campo. "Eu sei jogar, lógico, mas acho que hoje eu posso dar um pouco a mais em outra posição. Hoje o Muricy optou por isso para dar possibilidade a outro jogador, tentei dar meu máximo. A gente sempre quer jogar na nossa função", disse.

Dória também não foi bem, e vacilou em alguns lances. Na saída de campo, se irritou com perguntas sobre seu preparo físico. "Com certeza, estou preparado sim", disse, antes de deixar a zona mista.

O meio até trocou mais passes do que o Corinthians, mas, com dois centroavantes de pouca velocidade, Maicon e Ganso não encontraram espaço para enfiar as bolas. Cássio praticamente não trabalhou no Itaquerão.

Depois da partida, o próprio Muricy Ramalho reconheceu que as mudanças não surtiram efeito. "Quis liberar os dois laterais, os dois atacantes e o Ganso, mas não surtiu efeito. Não teve penetração, não teve jogada de fundo do campo. Para classificarmos na Libertadores, é muito pouco. Só com isso não tem condições".

O São Paulo volta a campo no sábado, diante do Audax, no Morumbi. Possivelmente, terá a sétima escalação da temporada. A missão, agora, é encontrar o time ideal antes de voltar a atuar pela Libertadores, diante do Danubio, na quarta-feira.
 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoO Brasil de Pelotas não se acovardou no Beira-Rio. Mesmo em posição inferior na classificação do Gaúcho, a equipe que disputará a Série B neste ano criou, em boas conclusões as melhores chances no início do jogo com o Inter. Tanto que abriu o placar em um golaço, de primeira, de Marcos Paraná, aos 11 minutos de jogo. Uma vez na frente, o Brasil tratou de recuar suas linhas e manteve superioridade graças aos defeitos ofensivos do Inter, que abusou de cruzamentos e lançamentos longos. Sempre sem sucesso. Aos 42 minutos, o Inter ganhou uma bela chance. O árbitro marcou tiro livre indireto dentro da área por Eduardo Martini retardar o jogo. Mas Vitinho desperdiçou.
  • Segundo tempoApós ser vaiado ao fim do primeiro tempo, o Inter voltou diferente. Logo aos 4 minutos do segundo tempo, Anderson deu igualdade ao placar após uma troca de passes com Fabinho e Sasha. E dois minutos mais tarde, Andrigo virou o jogo. O Inter retomou na saída e foi direto até a virada. Na frente no placar, o Inter assumiu o comando da partida. Após manter a posse e rondar o gol adversário, Anderson enfiou para Andrigo, que colocou nas redes o terceiro colorado. Em seguida, Vitinho, com um chute forte, marcou o quarto, tranquilizando absolutamente o jogo e deixando o adversário totalmente perdido. Foi tudo em campo, com vitória tranquila do Internacional, construída depois de muita dificuldade.

Destaques

  • ProtestosNão demorou para a torcida do Inter começar a protestar. O mau desempenho no começo do ano gera cobranças repetidas sobre a direção do clube e o técnico Argel Fucks.
  • Reforço pertoNa França, o técnico do Rennes confirmou o acerto do Internacional com o meia-atacante Quintero. O clube ainda não anunciou o jogador porque aguarda documentos.

Melhores

  • Andrigo, InternacionalFez dois gols e participou da jogada do gol de Anderson. Foi fundamental nas ações ofensivas do time.

Piores

  • Moisés, Brasil de PelotasEntrou, o jogo estava 1 a o para o Brasil de Pelotas. Seu objetivo único era reforçar a defesa e manter o resultado. Em 5 minutos o Inter já vencia o jogo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos