De Sharapova a Bellucci casado. 8 novidades do tênis na temporada de 2017

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A temporada do tênis começou na última segunda-feira e campeões já foram coroados nos ATPs de Chennai, Doha e Brisbane e nos WTAs de Auckland e Brisbane. 

O ano que se iniciou trouxe e trará novidades para o circuito que terá torneios em todos os continentes até o fim de novembro.

Atrações não faltam e o UOL Esporte mostra os principais fatos novos para 2017.

As novidades do tênis em 2017

Twitter/Reprodução
Twitter/Reprodução

Batalha pelo número 1 masculino desde a primeira semana

No ano passado, Novak Djokovic começou a temporada com mais de 7 mil pontos de vantagem sobre Andy Murray (16.585 a 8.945) e só passou a ser ameaçado na parte final do ano, até perder a ponta. Em 2017, o britânico começou com somente 630 de vantagem (12.410 a 11.780), o que promete uma briga semana a semana. No primeiro duelo direto na final do ATP 250 de Doha (QAT) no sábado, o sérvio venceu. Porém, como nção tinha pontos a defender, Murray abriu 780 de frente (12.560 a 11.780)
Tony Ashby/AFP
Tony Ashby/AFP

Federer briga para voltar a ser Top 10

O suíço não começava um ano fora dos dez melhores do ranking mundial desde 2002, quando era o 13º. Agora, começou em 16º e já caiu para 17º por não defender os 250 pontos conquistados em Brisbane. Atualmente está a 1.080 do décimo colocado, o tcheco Tomas Berdych.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Bellucci disputa primeira temporada casado

O melhor brasileiro do ranking mundial se casou no dia 12 de novembro com a jornalista Gabriela Cabrini, filha do também jornalista Roberto Cabrini. Na ocasião, declarou no Instagram: "Nenhuma conquista profissional jamais me trará a felicidade que è encontrar alguém para ficar o resto da vida". Ele fez sua estreia como casado no ATP 250 de Sydney e acabou eliminado na primeira rodada por Nicolas Mahut.
JOHANNES EISELE/AFP
JOHANNES EISELE/AFP

Com psicólogo, cabeça de Kyrgios vai melhorar?

Após ser suspenso pela ATP por oito semanas em outubro do ano passado por comportamento inadequado em partida contra Mischa Zverev no Masters 1.000 de Xangai (CHN), o bad boy Nick Krgios procurou ajuda psicológica. Seu primeiro grande teste de pressão será no Aberto da Austrália, quando será a única esperança de título da torcida local.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Serena está noiva e busca retomar ponta

Serena Williams anunciou no mês de dezembro seu noivado com Alexis Ohanian, fundador da rede social Reddit. Resta saber se ele acompanhará a americana nos torneios e em sua busca para retomar a liderança do ranking mundial perdida no ano passado para a alemã Amgelique Kerber.
Reprodução
Reprodução

Ausências sentidas e retornos incertos

A temporada começa com duas ausências bastante sentidas no circuito feminino, as da tcheca Petra Kvitova e da bielorrussa Victoria Azarenka. Kvitova, bicampeã de Wimbledon, foi esfaqueada na mão durante ataque a sua casa em dezembro e a previsão mais otimista é que possa voltar em seis meses. Azarenka, ex-número 1 do mundo, deu à luz o seu primeiro filho também em dezembro e ainda não anunciou quando retornará
Etienne Oliveau/Getty Images
Etienne Oliveau/Getty Images

Marcelo Melo tenta seguir entre os tops com novo parceiro

O duplista, que já foi número 1 do mundo, atuará a partir deste ano de maneira fixa com o polonês Lukasz Kubot. Desde 2012, o mineiro jogava ao lado de Ivan Dodig, com quem foi campeão de Roland Garros em 2015 e disputou diversas edições das finais da ATP. Quem também tem novo parceiro é André Sá, o indiano Leander Paes.
AP Photo/Aaron Favila
AP Photo/Aaron Favila

Sharapova estará de volta. Mas só em abril

A russa está suspensa desde o dia 26 de janeiro do ano passado por ter sido pega com a substância Meldonium em exame antidoping no Aberto da Austrália. Ela estará livre para competir a partir de 26 de abril. mas ainda não divulgou o seu calendário.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos