Confiança sem Lucas Lima e Renato? Levir estuda substitutos no Santos

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

É quase certo que Levir Culpi não poderá contar com os lesionados Lucas Lima e Renato na partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores, nesta quarta-feira, contra o Barcelona do Equador. O treinador estuda quais opções no elenco estão à disposição para as vagas. O mais cotado para o lugar de Lucas Lima é o argentino Vecchio. Já para o lugar de Renato estão na disputa Jean Mota, Léo Cittadini e Leandro Donizete.

"Lucas Lima é nosso meia titular, sabemos o que ele representa para o time. O Renato também. É um jogador com muita experiência. Isso acontece. É aí que a gente descobre se o Santos está preparado para ser campeão da Libertadores ou não. Tenho certeza de que o Levir tem jogadores para supri-los", disse Vecchio, que entrou neste sábado, no Rio de Janeiro na derrota por 2 a 0 para o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro.

"Vamos ter de substituí-los. Dois jogadores não pesam tanto, quanto hoje [sábado, contra o Botafogo] que foi um time. Estaremos encaixados e melhores", afirmou o treinador.

A confiança de Levir e Vecchio tem explicação. Apesar de Lucas Lima e Renato serem dos principais nomes do elenco santista, há motivos para o treinador manter a tranquilidade. Mesmo sem a dupla, a equipe não perdeu tanto desempenho.

No total em 2017, o Santos disputou 52 partidas, conquistou 28 vitórias, 13 empates e sofreu 11 derrotas - aproveitamento de 62,1%. Lucas Lima entrou em campo neste ano 37 vezes - foram 20 triunfos, 11 empates e seis derrotas, com 63,9% de aproveitamento. Já com o meia como desfalque, o time jogou 15 vezes (oito vitórias, dois empates e cinco resultados negativos - 57,7% de aproveitamento).

Com Renato a história não é muito diferente. Foram 32 partidas,18 vitórias, sete empates e sete derrotas, com 63,54% de aproveitamento dos pontos. Sem ele, o rendimento cai para 61,6%.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos