Estadual do Rio 2013

Regulamento

Regulamento

O Campeonato Estadual do Rio de Janeiro 2013 é divido em três fases: a Taça Guanabara, a Taça Rio e a final. O campeão de cada uma das taças se classifica para a decisão.

Taça Guanabara

Nas duas primeiras fases, os 16 clubes estão divididos em dois grupos. Os times enfrentam rivais da outra chave, em turno único, e os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, que têm jogo único no sistema mata-mata. A final é disputada no mesmo sistema.

Taça Rio

As equipes enfrentam rivais do mesmo grupo, e os dois melhores se classificam para as semifinais, seguindo o mesmo modelo da primeira fase. Em ambas as Taças, os confrontos das semifinais são definidos por cruzamento olímpico (1º do grupo A enfrenta 2º do grupo B).

Em caso de empate nas fases de grupos, os critérios de desempate são, nesta ordem:

a) Número de vitórias;

b) saldo de gols;

c) gols pró;

d) Menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato;

e) sorteio.

Em caso de empate em número de pontos nas semifinais e finais de cada Taça, as equipes que terminaram em primeiro lugar na fase de grupos levam vantagem. Na final o critério de desempate permanece. Caso as duas equipes classificadas foram líderes de seus grupos, a vantagem será para a equipe com maior número de pontos na primeira fase.

Campeão

O campeão será definido pelo maior número de pontos, e se houver empate o critério desempate é saldo de gols. Em nova igualdade, o título será decidido em cobranças de pênalti.

Se o mesmo clube vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, ele é automaticamente declarado campeão do torneio.

Rebaixamento

As duas equipes que obtiverem o menor número de pontos na somatória da fase de grupos das Taças Guanabara e Rio serão rebaixadas para a segunda divisão do Estadual do Rio em 2014.

Caso mais de uma agremiação tenha o mesmo número de pontos no penúltimo ou último lugar da tabela, serão realizadas partidas extras entre os times no sistema de ida e volta para definir o descenso. Se o empate persistir os critérios de desempate são, nesta ordem, número de vitórias, saldo de gols, gols pró, menor número de cartões amarelos e vermelhos durante todo o campeonato e sorteio.

UOL Cursos Online

Todos os cursos