Tite cita biografia de Mourinho e revela inspiração por trajetória de português

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Donasci/UOL

     Técnico Tite participou da Sabatina Folha/UOL na última quinta-feira em São Paulo

    Técnico Tite participou da Sabatina Folha/UOL na última quinta-feira em São Paulo

Convidado da Sabatina Folha de S. Paulo/UOL na última quinta-feira, o técnico Tite admitiu inspiração na trajetória de um dos colegas de trabalho mais vencedores do futebol europeu. Nas vésperas do maior desafio profissional de sua carreira, na disputa do Mundial de Clubes, o gaúcho afirmou que tem o currículo do português José Mourinho como um modelo de trabalho.

Tite citou trecho da biografia de Mourinho durante a entrevista da última quinta. O corintiano revelou admiração pela trajetória vitoriosa do famoso colega, ganhador de duas edições da Liga dos Campeões e vencedor de títulos nacionais em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha. 

  • Reprodução

    Capa de livro do jornalista português Luís Lourenço a respeito do técnico José Mourinho

O treinador corintiano afirmou que, tecnicamente, lhe agrada mais o modelo de Pep Guardiola, espécie de antagonista de Mourinho nas teorias conceituais do futebol [as equipes dos dois tiveram uma acirrada rivalidade por duas temporadas na Espanha]. No entanto, Tite tem o vitorioso passo a passo do português como um exemplo a ser estudado.

"Como modelo de futebol, prefiro o do Guardiola. Mas a trajetória, prefiro a do José Mourinho, por tudo o que ele passou, o passo a passo, tudo o que fez, desde o Porto", declarou Tite.

"Eu quero sentir a mesma emoção que o Mourinho sentiu quando ele escreveu um livro. Ele disse assim, quando ele estava no Porto: 'quando eu entrei no estádio e olhei para cima eu sabia que a minha família estava me assistindo'. Eu quero ter essa mesma sensação", acrescentou, ao falar de uma possível conquista no Mundial do Japão, quando boa parte de seus familiares estará presentes.  

O jornalista português Luís Lourenço escreveu três livros a respeito de seu compatriota, que atualmente dirige o Real Madrid. A primeira obra leva o nome do treinador. As outras duas receberam os títulos de "José Mourinho: um ciclo de vitória" e "Liderança: As Lições de Mourinho".

Na trilogia sobre Mourinho Luís Lourenço argumenta que a conhecida arrogância do treinador é parte intrínseca de sua filosofia de trabalho e ajuda a explicar o seu sucesso. As obras falam da trajetória exitosa que passou por Barcelona (como auxiliar), União Leiria, Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid.

No evento promovido por Folha de S. Paulo e UOL, Tite ainda falou da própria carreira, que começou em times de fábricas e de divisões inferiores do Rio Grande do Sul. O técnico do Corinthians disse que se sentia como um profissional de ponta mesmo antes da conquista da Libertadores, que, em sua opinião, serviu como selo para validar os méritos anteriores de sua trajetória. 

CONFIRA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE TITE

UOL Cursos Online

Todos os cursos