Shaqiri faz pintura, mas Polônia bate Suíça nos pênaltis e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

O golaço de Xherdan Shaqiri foi o destaque, mas a Suíça foi eliminada neste sábado (25) nas oitavas de final da Eurocopa pela Polônia, em partida realizada no Stade Geoffroy Guichard, em Saint-Ettiene. A partida terminou empatada por 1 a 1 no tempo regulamentar e prorrogação, com vitória da Polônia por 5 a 4 nos pênaltis.

Agora, a Polônia terá pela frente nas quartas de final a Croácia ou Portugal, que se enfrentam ainda neste sábado, às 16h (de Brasília).

Maior astro da partida, o centroavante Robert Lewandowski foi o membro mais discreto do ataque polonês, que contou com mais participação de Milik e boa movimentação de Grosicki e Blaszczykowski pelas pontas. O segundo, inclusive, foi o autor do primeiro gol da partida, aos 39min da etapa inicial, e exigiu boas defesas do goleiro Sommer.

Ter saído na frente no marcador deixou os poloneses mais acomodados, permitindo o crescimento da Suíça, que pressionou até alcançar o empate aos 37min do segundo tempo, com um golaço de Shaqiri, melhor jogador em campo. O meia-atacante acertou um belíssimo voleio da meia-lua, acertando o pé da trave esquerda de Fabianski antes de balançar as redes.

Veja a sequência de fotos da jogada:

Max Rossi/Reuters

Max Rossi/Reuters

Martin Bureau/AFP

Kai Pfaffenbach/Reuters

Yves Herman/Reuters

O lance plástico mandou a partida para a prorrogação, mais aberta que a etapa complementar, com os suíços apostando mais em trocas de passe e os poloneses mais incisivos, partindo para o ataque com mais velocidade. A Suíça teve a chance clara da virada aos 7min do tempo extra, mas a cabeçada de Derdiyok foi defendida por Fabianski, que fez grande jogo.

Exceto por esta oportunidade de gol, a prorrogação teve poucas emoções, com ambas equipes mostrando desgaste com 120 minutos de partida. A Polônia até deu um susto a um minuto do fim, mas não marcou o gol que seria o da vitória - e classificação -, levando o jogo para os pênaltis. Nas cobranças, apenas o suíço Granit Xhaka, recém-contratado pelo Arsenal, desperdiçou, classificando os poloneses à próxima fase da competição.

UOL Cursos Online

Todos os cursos