Ao som de Elvis Presley e B.B. King, asilo sedia campeonato de skate em Porto Alegre

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

A combinação entre skate e pessoas com uma idade mais avançada geralmente não dá certo. É comum ver skatistas receberem olhares tortos e reclamações quando arriscam suas manobras pelas ruas e calçadas. Levar então 25 skatistas para um asilo e realizar um campeonato seria impossível neste cenário. Mas o que se viu em Porto Alegre foi exatamente o contrário.

O Asilo Padre Cacique, fundado em 1898 e um dos mais antigos da capital gaúcha, foi palco do "Asilo Padre Cacique Skate´s Cup" no último dia 17. Lá 25 skatistas disputavam o troféu "Bengala de Ouro" ao som de Elvis Presley, B.B. King e Roberto Carlos, entre outros.

A união entre os jovens do esporte e os idosos que residem no asilo deu certo e os "velhinhos" entraram na brincadeira.

Coube a eles dar as notas para as manobras realizadas nos corrimões e rampas instaladas na área aberta do asilo. E para deixar o evento ainda mais com a cara da terceira idade, os próprios moradores escolheram a playlist que seria usada durante as voltas.

O DJ foi de Elvis Presley, Chuck Berry, Ray Charles e B.B. King a Roberto Carlos, Tim Maia, Frank Sinatra e Elton John, sons que não têm lugar nos tradicionais campeonatos de skate.

Segundo Luis Carlos Panho, um dos organizadores do "Asilo Padre Cacique Skate´s Cup", os moradores começaram um pouco tímidos, fechados, mas aos poucos se soltaram e dançaram, brincaram e julgaram os competidores.

"Em um primeiro momento, os moradores receberam com estranheza, mas a participação foi maciça. Não existia um preconceito, mas tinham aquela imagem de que o skate é para os jovens. Nossa maior preocupação era fazer com que eles participassem, por isso escolheram as músicas e foram os jurados. Houve uma interação e por isso deu tão certo", disse Luis, professor de educação física e responsável pelos eventos do asilo.

Seu Hermínio, de 88 anos, foi um dos que ajudou ao avaliar as manobras e aprovou a brincadeira.

ASILO EM PORTO ALEGRE SEDIA CAMPEONATO DE SKATE

"Foi muito bom ver os velhinhos de cabelo branco envolvidos. É uma coisa diferente, sai da rotina. Foi a coisa mais diferente que teve aqui. Se tivesse mais seria muito bom", disse o morador, que está há nove anos no asilo.

O Asilo Padre Cacique acolhe 150 idosos e cerca de 40% deles não tem nenhum vínculo familiar. A grande parte é de pessoas carentes, já que a regra para passar a ser morador é receber uma aposentadoria de dois salários mínimos, no máximo.

A entrada do evento custava R$ 5 e dava direito a pipoca e churros, que deveriam ser repartidos com um dos moradores. O dinheiro arrecadado pagou os custos e o que sobrou ficou para o asilo.

Daniel Mattos criou com seu sócio Diego o projeto Smile Frame (Chama do Sorriso) e foi dele a ideia de levar os skatistas para o asilo.

"O evento foi para os moradores. Alguns skatistas profissionais participaram, mas o critério deles era diferente. Muitas vezes a manobra mais difícil não ganhava nota alta e as mais fáceis ganhavam notas maiores", brincou Daniel. 

*O vídeo publicado nesta matéria foi produzido pela empresa Surfari e usado com a autorização dos organizadores do evento

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos