Levir acata recomendação da diretoria e impulsiona base do Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

    Levir Culpi, técnico do Atlético-MG, faz trabalho de garimpo nas divisões de base

    Levir Culpi, técnico do Atlético-MG, faz trabalho de garimpo nas divisões de base

Alerrandro, Bruninho, Neto... O Atlético-MG começa a dar mais chances para garotos das divisões de base. No triunfo sobre o Paraná, por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira, o time teve em campo dois atletas formados nas categorias inferiores e outros quatro permaneceram no banco de reservas.

Alerrandro foi titular do time e deixou o campo para a entrada de Denílson no segundo tempo. Bruninho foi o escolhido da comissão técnica para a vaga de Luan, lesionado ainda na primeira parte do compromisso.

O goleiro Cleiton, o zagueiro Gabriel, o lateral esquerdo Hulk e o atacante Neto permaneceram entre os suplentes e não entraram em campo no duelo válido pela 34ª rodada.

A convocação dos jovens valores das divisões de base é uma forma de valorizar os atletas que surgem na Cidade do Galo. O planejamento foi traçado ainda por Alexandre Gallo, ex-diretor de futebol do clube, e é colocado em prática por quem comanda o clube hoje em dia.

A pedido do presidente Sérgio Sette Câmara e de Marques, diretor de futebol interino, o técnico Levir Culpi passou a olhar para as divisões de base com mais cuidado. Ele recebe os relatórios de Marques, que foi coordenador das categorias de base durante os últimos dez meses, para saber como e quando contar com cada atleta.

O retorno de Alerrandro, titular na vaga do suspenso Ricardo Oliveira nessa quarta-feira, só ocorreu depois de uma consulta a Marques. O treinador ouviu boas recomendações do diretor de futebol do clube e optou por escalá-lo entre os titulares.

Não é só Alerrandro que conta com a admiração do treinador. Levir Culpi também está de olho em Antônio Fialho de Carvalho Neto. Ou simplesmente Neto. O atleta de 16 anos esteve em sua primeira convocação com o elenco profissional na partida desta semana. Internamente, o discurso é de manter os pés no chão com o garoto. Mas não há como não se empolgar após elogios públicos até do técnico.

"Eu gostei do Neto, já observei. Ele já está conosco. Ele é muito esperto, muito bom fisicamente, aperta muito rápido. É um jogador com boas qualidades, boas características. Tomara que ele se adapte rápido. Se ele se adaptar rapidamente, vai jogar rapidamente também. Não tem essa de esperar para colocar. Lembra do Jemerson? O Jemerson entrou numa decisão contra um time argentino [Lanús, na Recopa Sul-Americana 2014]. Se tiver qualidade, não tem problema não", declarou.

A princípio, Levir Culpi segue à risca o que foi pedido pela diretoria. Sem dinheiro para contratar grandes reforços em 2019, o clube foca em jovens das divisões de base com a intenção de ter um ano mais vitorioso.

UOL Cursos Online

Todos os cursos